Topo

Hyundai Tucson muda radicalmente no design e ganha versão híbrida plug-in

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/09/2020 23h26

Resumo da notícia

  • SUV traz estilo futurista e gama completa de configurações híbridas
  • Linhas ousadas incluem faróis 'camuflados' na grade dianteira
  • Carro está mais comprido e mais largo do que antecessor

A Hyundai apresentou oficialmente as imagens e detalhes do novo Tucson.

Frente a seu antecessor apenas o nome é o mesmo, já que o SUV mudou radicalmente no design e traz até versão híbrida plug-in.

Um dos elementos mais ousados está na frente. Os faróis chamados de "Parametric Hidden Lights" parecem escondidos dentro da grade. Quando o veículo está ligado, os cinco LEDs acesos se destacam e formam uma nova identidade dentro da Hyundai.

Tucson 2 - Divulgação - Divulgação
Faróis parecem 'camuflados' dentro da grade frontal
Imagem: Divulgação

O estilo futurista continua nas laterais, que trazem vincos marcantes na altura dos para-lamas, e na traseira, onde se destacam as lanternas verticais interligadas por uma barra horizontal que percorre toda a traseira.

Elegante, o interior adota um estilo mais minimalista, bem diferente das linhas chamativas da carroceria. Os comandos do ar-condicionado, por exemplo, foram agrupados em uma tela tátil, à moda do Range Rover Velar. Não há nem alavanca de câmbio, substituída por uma porção de botões no console central.

Tucson 3 - Divulgação - Divulgação
Lanternas horizontais são unidas por uma barra horizontal na parte superior
Imagem: Divulgação

Com 4,50 metros de comprimento, o SUV está 2 cm maior do que seu antecessor. A largura aumentou em 1,5 cm e agora é de 1,86 metro. A distância entre-eixos cresceu 1 cm e chegou a 2,68 metros. No fim das contas, a nova plataforma também contribuiu para aumentar o espaço para as pernas no banco de trás em 2,6 cm.

O porta-malas comporta 546 litros na versão diesel híbrida-leve e 620 litros na versão a gasolina.

Tem até híbrido plug-in

Tucson 4 - Divulgação - Divulgação
Interior minimalista destoa um pouco do exterior futurista
Imagem: Divulgação

Há uma ampla gama de motorizações para o Tucson 2021.

Além das opções movidas a combustão, o SUV terá versões com sistema híbrido-leve de 48 volts, híbrido e híbrido plug-in.

A opção mais básica será o 1.6 T-GDI Smartstream, que entrega 150 cv e tem transmissão manual de 6 marchas, com opções de tração dianteira ou integral.

As versões híbridas-leve de 48V serão vendidas com o 1.6 turbo a gasolina, com 150 cv ou 180 cv, tração dianteira e câmbio manual de 6 marchas. Haverá opção de caixa automatizada de dupla embreagem com sete marchas e tração integral, sendo esta última disponível apenas no modelo de 180 cv.

Tucson 4 - Divulgação - Divulgação
Versão híbrida plug-in não teve detalhes revelados
Imagem: Divulgação

Já o motor 1.6 diesel será ofertado apenas na configuração de 136 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem.

O Tucson Hybrid combina o 1.6 T-GDI a um motor elétrico de 60 cv (44,2 kW), resultando em uma potência combinada de 230 cv e torque máximo de 35,7 kgfm. A transmissão é automática de 6 marchas, com opção de tração integral.

A única versão que não teve mais dados revelados foi a híbrida plug-in. Sabe-se apenas que ele terá o motor 1.6 turbo a gasolina, mas não há informações sobre o sistema híbrido.

Ainda não há previsão de chegada do Tucson 2021 ao mercado brasileiro.