Topo

Novo Peugeot 208: veja prós e contras diante de Polo, Yaris e Fit

Peugeot aposta que 208 pode repetir o sucesso do 206 - Divulgação
Peugeot aposta que 208 pode repetir o sucesso do 206
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/09/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Peugeot aposta conquistar até 5% do segmento de compactos premium
  • Marca elege VW Polo, Honda Fit e Toyota Yaris como rivais principais
  • 208 é mais barato nas versões de entrada e mais completo nas intermediárias

A Peugeot apresentou ontem (8) o novo 208.

Feito na Argentina, o hatch aposta no design e na tecnologia para (quem sabe) fazer com que as empresa reviva os bons tempos do 206, maior sucesso da história da marca no país.

Agora que já sabemos preços e conteúdo de cada versão, UOL Carros faz um breve comparativo do 208 contra três de seus maiores rivais, apontados pela própria Peugeot: Volkswagen Polo, Toyota Yaris e Honda Fit.

Design

Peugeot 208 1 - Divulgação - Divulgação
Estilo ousado e moderno se destaca diante de rivais
Imagem: Divulgação

É normal que os carros da Peugeot cativem o público pelo visual. No 208 isso deve ser ainda mais comum, já que seu design chama muita atenção. Visualmente, ele é idêntico ao modelo que faz sucesso na Europa.

Por fora, o estilo ousado inclui faróis com luzes diurnas de LED, lanternas com refletores triplos (que são inspirados nas garras de um leão). Do lado de dentro, o hatch aposta em uma cabine bastante futurista, com direito a painel de instrumentos com efeito 3D nas versões mais caras.

Claro que os concorrentes já pareceriam envelhecidos diante de um lançamento (como acontece desde sempre, aliás), mas a modernidade do 208 "agrava" este processo. Azar dos rivais, em especial da dupla Yaris e Fit, que estão sem receber atualizações visuais há anos.

Se serve de consolo, a Toyota realizará um discreto facelift no seu modelo, enquanto a VW prepara uma reestilização frontal, possivelmente para 2021. Já o futuro do Fit ainda é incerto: a nova geração será lançada no Brasil. O problema é saber quando.

Preço e motorização

Peugeot 208 2 - Divulgação - Divulgação
Preços das versões de entrada são mais baixos do que a concorrência
Imagem: Divulgação

Os valores do 208 variam de R$ 74.990 (Active 1.6 AT) a R$ 94.990 (Griffe 1.6 AT).

O hatch só será vendido com o conhecido motor 1.6 16V flex de até 118 cv, combinado ao câmbio automático de seis marchas. A Peugeot apontou Polo, Yaris e Fit como principais rivais.

O Polo parte de R$ 77.790 na versão Comfortline 200 TSI e chega aos R$ 90.690 na configuração Highline. Ambas possuem o mesmo motor 1.0 turbo de até 128 cv e transmissão automática de seis marchas.

O Yaris começa em R$ 78.690 na versão XL Plus Connect e vai até os R$ 89.990 no caso da versão XLS Connect. Nos dois casos o hatch é movido por um motor 1.5 16V de até 110 cv e traz câmbio CVT.

Por fim, o Fit sai por R$ 77.100 na configuração LX e chega aos R$ 88.200 na versão topo de linha EXL. Todas as versões trazem o motor 1.5 16V de até 116 cv e cãmbio do tipo CVT.

Equipamentos

Peugeot 208 3 - Divulgação - Divulgação
Hatch é mais bem equipado inclusive nas versões intermediárias
Imagem: Divulgação

Aqui é onde o 208 se destaca diante dos rivais. A partir da versão Active Pack (R$ 82.490) ele traz itens presentes apenas nas configurações mais luxuosas dos concorrentes, como ar-condicionado digital e câmera de ré.

A configuração intermediária Allure oferece carregador de celular por indução (item que não equipa nenhum dos rivais) e o exclusivo quadro de instrumentos com efeito 3D. Destravamento das portas sem chave e partida do motor são oferecidos apenas nas versões topo de linha de Polo e Yaris, que estão na faixa (ou pouco abaixo) dos R$ 90 mil.

Mas é na versão Griffe que o 208 se descola ao trazer câmera com visão superior em 360° e o pacote semiautônomo de segurança, que inclui alerta de mudança involuntária de faixa, alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e assistente de farol alto com ajuste automático de facho. Nenhum dos concorrentes citados oferece tais equipamentos.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi informado anteriormente, o nome da versão de entrada do Peugeot 208 é Active, e não Allure. Informação já corrigida.