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Sandero e Logan revelam visual da 3ª geração, prevista para 2022 no Brasil

Stepway, Logan e Sandero passam a ser produzidos sobre versão simplificada da plataforma do Clio europeu; base será usada em outros modelos da Renault e da Nissan - Divulgação
Stepway, Logan e Sandero passam a ser produzidos sobre versão simplificada da plataforma do Clio europeu; base será usada em outros modelos da Renault e da Nissan
Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/09/2020 09h14

O Grupo Renault divulgou hoje uma foto da terceira geração de Sandero, Logan e Stepway, que na Europa são comercializados com a marca Dacia - divisão romena de baixo custo da companhia francesa.

A imagem confirma o que um teaser divulgado na semana passada havia antecipado.

Os três modelos trazem faróis mais esguios e com uma nova assinatura de LEDs no formato de "Y".

Renault Dacia Sandero Logan Stepway 2021 farol - Divulgação - Divulgação
Faróis ficaram mais esguios e receberam nova assinatura de LEDs em formato de 'Y'
Imagem: Divulgação

Além disso, o trio ganhou capô mais alto, marcado por um vinco largo e alto em cada extremidade.

O Logan, especificamente, recebeu um vinco bem marcante nas laterais, começando nas portas traseiras e se estendendo até a seção do porta-malas.

Conforme postagem da Renault no Twitter revelou há alguns dias, as lanternas do hatch também exibem iluminação de LEDs, enquanto o pisca e a luz de ré ficam posicionados na base da peça, em um filete horizontal.

Renault Dacia Sandero Logan Stepway 2021 lanterna - Divulgação - Divulgação
Lanterna traseira do Sandero também traz iluminação com tecnologia de LEDs
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Já o aventureiro Stepway recebeu suspensões mais elevadas na comparação com o seu antecessor.

Por ora, nada de informações sobre especificações técnicas, equipamentos e outros detalhes. Tudo isso será revelado em apresentação no dia 29 de setembro.

'Alma' de Clio V europeu

Renault Clio V dianteira - Divulgação - Divulgação
Sandero e Logan terão versão mais simples da plataforma do Clio V, vendido na Europa
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Porém, já sabemos que a maior novidade é a troca de plataforma: sai de cena a B0, utilizada em boa parte da gama atual da Renault no Brasil, substituída pela CMF-B - a mesma da quinta geração do Clio, atualmente vendida no mercado europeu.

Modular, a nova base estrutural será adotada futuramente na maioria dos veículos da Renault e da Nissan - e isso vale para aqueles comercializados aqui.

A expectativa é de que as novidades estreiem no País em 2022 com adaptações visuais, seguindo a linguagem de design da Renault.

Vale destacar que os três automóveis foram atualizados em nosso mercado há cerca de um ano, quando receberam retoques na aparência e a opção de transmissão CVT.

Por trazer a mesma base estrutural do Clio V, o novo Sandero vai compartilhar componentes com o primo europeu, porém com simplificações, para redução no custo.

O Clio europeu mede 4,05 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,44 m de altura e 2,58 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem 391 litros de capacidade.

A maior parte das dimensões é parecida com as do Sandero atual. Ele mede, respectivamente, 4,07 m, 1,73 m, 1,57 m e 2,59 m. O compartimento de bagagens leva 320 litros.

Ou seja: Sandero, Logan e Stepway vão manter uma característica que os destaca entre os compactos: o bom espaço interno, que deve ser incrementado na largura e no bagageiro.

Motor 1.0 turbo é cotado

Quanto a motores e transmissões, Sandero e Logan brasileiros devem manter na base da gama o motor 1.0 SCe de três cilindros aspirado, que hoje rende 82 cv de potência e 10,5 kgfm de torque, sempre acompanhado do câmbio manual de cinco marchas.

Hoje equipadas com o propulsor 1.6 SCe de quatro cilindros, 118 cv e 16 kgfm, as versões mais caras do hatch e do sedã podem ganhar motorização mais moderna e eficiente.

Um bom candidato é o 1.0 TCe, variante turbinada, que na Europa já equipa modelos como o Duster e lá rende 100 cv e 16,3 kgfm - abastecida exclusivamente com gasolina lá fora.

Esse motor também seria adotado no Stepway.

Caso permaneça em linha, o R.S., opção esportiva do Sandero, pode também aderir ao turbo: o atual 2.0 aspirado de 150 cv daria lugar ao 1.3 turbinado que estreia em 2021 no Captur e vai entregar aproximadamente 170 cv.

Assista ao teste do Sandero 1.6 manual: