Topo

Jeep Wrangler ganha versão híbrida plug-in sem perder capacidade off-road

Wrangler 4xe será vendido em vários mercados - Divulgação
Wrangler 4xe será vendido em vários mercados
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/09/2020 13h58

Resumo da notícia

  • Nova versão híbrida plug-in tem motor 2.0 turbo e dois motores elétricos
  • Wrangler 4xe tem componentes protegidos contra água para não atrapalhar no off-road
  • Jipe será vendido em três versões de acabamento

Além do Grand Wagoneer Concept, a Jeep também revelou a versão híbrida plug-in do Wrangler.

Movido por um motor 2.0 turbo de 270 cv e dois motores elétricos, ele entrega uma potência total estimada em 355 cv. O carro possui baterias de 400 volts, 14 kWh e 96 células de íon-lítio e niquel-manganês-cobalto.

Segundo a marca, o jipe é capaz de rodar até 40 quilômetros no modo 100% elétrico.

Dois motores

Wrangler 4xe 2 - Divulgação - Divulgação
Jipe tem motor 2.0 turbo e dois motores elétricos
Imagem: Divulgação

Dos dois motores elétricos, um deles faz o papel do alternador convencional, movimentando o motor no sistema start-stop e gerando eletricidade para as baterias.

O segundo motor-gerador fica na frente da caixa de transmissão e substitui o conversor de torque convencional de uma caixa automática.

Duas embreagens gerenciam a potência e o torque dos motores a combustão e elétrico. Uma embreagem binária é montada entre o motor comum e o motor elétrico.

Uma vez aberta, não existe ligação mecânica entre os motores, permitindo que o Wrangler 4xe rode apenas no modo elétrico. Quando a embreagem binária está fechada, o torque do motor 2.0 a gasolina e o fluxo do motor elétrico são combinados por meio da caixa de transmissão. A partir daí, uma embreagem variável montada atrás do motor elétrico é responsável por gerenciar a interação com a transmissão.

A Jeep afirma que todos os componentes de alta voltagem, incluindo fiação, baterias e motores elétricos, são lacrados e impermeáveis. Assim, sua capacidade de transpor obstáculos em trilhas permanece inalterada.

Como funciona?

Jeep Wrangler 4xe 2 - Divulgação - Divulgação
Interior não traz grandes diferenças visíveis em relação às outras versões
Imagem: Divulgação

O sistema híbrido possui três modos de operação. Híbrido (combinando combustão e eletricidade), Elétrico (no qual o carro roda com 100% eletricidade) e eSave (no qual a prioridade é do motor a combustão para poupar carga da bateria). No último modo é possível também selecionar entre Economia de Bateria ou Carga de Bateria. O carro também vem com sistema de frenagem regenerativa, que pode ser otimizada ao toque de um botão.

O Wrangler 4xe estará disponível em três versões: 4xe, Sahara 4xe e Rubicon 4xe. Os dois últimos são mais indicados para uso em trilhas, já que trazem sistemas 4x4 full time, eixos Dana 44 dianteiro e traseiro e caixa de transferência Selec-Trac com duas velocidades e relação de marchas de faixa reduzida.

Wrangler 4xe 3 - Divulgação - Divulgação
Wrangler híbrido será vendido em vários mercados pelo mundo
Imagem: Divulgação

Todos eles, porém, contam com o selo "Trail Rated", que indica maior aptidão para incursões off-road. Assim, eles trazem placas de proteção e ganchos de engate dianteiros e traseiros.

Fabricado em Ohio, nos Estados Unidos, o modelo será vendido mundialmente e terá tomadas de carga EV específicas para as regiões onde será comercializado. O Wrangler 4xe estará disponível na Europa, China e Estados Unidos até o começo de 2021.