Topo

Fiat Elba de Tirullipa: conheça xodó que deixa BMW blindado na garagem

Alessandro Reis

Do UOL, em São paulo (SP)

02/09/2020 04h00

Hoje com 35 anos de idade, Tirullipa guarda com carinho o seu "xodó": uma Fiat Elba Weekend 1.5 azul que sua família adquiriu zero-quilômetro no fim de 1996, quando ele estava prestes a completar 12 anos e dava os primeiros passos na carreira.

Poucos meses antes, o então humorista mirim tinha acabado de ganhar projeção nacional com uma série de apresentações no "Programa do Gugu", fazendo imitações de Tiririca, seu pai.

Criado pela mãe e pela avó, Tirullipa ficou sete semanas seguidas fazendo a ponte aérea entre Fortaleza (CE), onde nasceu, e São Paulo para participar da atração.

A repercussão foi grande e em seguida surgiu o contrato com uma gravadora. Foi assim que sua família teve condições de colocar o primeiro automóvel na garagem.

"Pedimos carro e moradia boa, pois na época residíamos em uma favela. Pagaram R$ 20 mil e, pouco depois, nos levaram para morar em São Paulo. Quase todo o dinheiro foi usado na compra da Elba, ainda em Fortaleza", relembra.

Tirullipa Fiat Elba lateral - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Elba de Tirullipa tem o mesmo tempo de carreira do humorista e passou recentemente por restauração
Imagem: Arquivo pessoal

Segundo o artista, a perua veio "completinha", até com ar-condicionado, e passou a ser usada na maratona de shows que tinha acabado de começar.

Curiosamente, a Elba zerada foi da última safra: o modelo deu lugar à Fiat Palio Weekend em 1997.

"Trouxemos a Elba em uma cegonheira para a capital paulista, onde morei durante cerca de cinco anos com minha mãe. Durante esse tempo, rodamos por todo o lado fazendo apresentações com esse veículo".

Com o passar do tempo, o humorista deixou de ser o "Tiririquinha" para adotar, ainda adolescente, o nome artístico que carrega até hoje.

No começo dos anos 2000, Tirullipa voltou a morar Fortaleza, onde ainda reside, e levou junto com ele a Elba azul.

"Queria sair da sombra do meu pai e fui encontrando o meu próprio caminho. Casei, tive duas filhas e comprei outros carros. O primeiro foi um Chevrolet Celta, depois, um Fiat Palio e, mais tarde, uma Toyota Hilux".

A picape foi o primeiro veículo zero que ele comprou após a perua da Fiat, que ficou com a mãe e o padrasto.

Perua faz mais sucesso do que BMW

Tirullipa Fiat Elba traseira - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Elba é guardada com capa e mantém mecânica original: 'é paixão, faz parte da minha história'
Imagem: Arquivo pessoal

Há cerca de três anos, Tirullipa trocou a Hilux por um BMW X6 2016 blindado - um "sonho" que ele mantém até hoje, sem se esquecer da velha Elba de guerra.

Recentemente, presenteou a mãe com um Hyundai HB20S automático zerado, com uma condição: pegar de volta seu primeiro carro, que passou por reforma e ganhou interior vermelho com detalhes brancos - contrastando com a carroceria azul.

A escolha não foi por acaso: essas são as cores do Fortaleza, time do coração de Tirullipa.

Tirullipa Fiat Elba interior - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Elba ganhou bancos esportivos, cabine vermelha com detalhes brancos e som potente
Imagem: Arquivo pessoal

"O mesmo tempo que eu tenho de carreira essa Elba tem de vida. Ela conta uma parte importante da minha história e não vendo por dinheiro nenhum. Já recusei boas ofertas", conta.

"Fora as mudanças e alguns retoques na pintura, o carro é todo original e fica protegido por uma capa, enquanto não estou nem aí para o X6. Só uso o BMW em deslocamentos mais longos por questão de segurança, já que é blindado".

Tirullipa BMW X6 - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
BMW X6 xDrive35i 2016 fica a maior parte do tempo estacionado na garagem de casa
Imagem: Arquivo pessoal

Para jogar futevôlei, ir para a academia e circular próximo ao condomínio onde mora, na Região Metropolitana de Fortaleza, o carro preferido é mesmo a Elba azul, vermelha e branca.

"Quando estou com o X6, ninguém olha. Com a Elba, o pessoal já reconhece o carro e buzina, pede para tirar foto comigo ao lado dela. É um barato. Instalei um som potente e o que mais toca é Tirullipa. Minha Elba já sabe todas as minhas piadas de cor", brinca.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.