Topo

Toyota constrói veículo de exploração lunar com agência japonesa

Veículo Lunar Cruiser da Toyota - Divulgação
Veículo Lunar Cruiser da Toyota Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

31/08/2020 10h13

Depois de se unir à Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA em inglês) em março em uma missão de enviar humanos à lua, a Toyota revelou um veículo para a exploração lunar. Com trem de força elétrico, ele pode oferecer uma autonomia total na superfície lunar de mais de 10 mil km.

O objetivo do projeto é enviar o veículo - que atende pelo nome de Lunar Cruiser, em referência ao Land Cruiser da Toyota - para o espaço em 2029, para aí em 2030 fazer a primeira exploração lunar.

O veículo enfrentará um terreno que possui crateras, penhascos e colinas, e ainda que terá resistir à radiação e grandes temperaturas. Ele possuirá 6 metros de comprimento, 3,8 metros de altura, um espaço de 13 metros cúbicos e capacidade para duas pessoas em estado regular e quatro em situação de emergência.

Com o Lunar Cruiser, Toyota e JAXA também discutem a possibilidade de uma futura sociedade na lua. As duas empresas se concentraram em como o veículo poderia se tornar o ponto de partida para um povoamento da superfície lunar.