Topo

Conta-giros faz sentido em carro automático ou é só 'perfumaria'?

Conta-giros fica em posição central em alguns carros esportivos - Divulgação
Conta-giros fica em posição central em alguns carros esportivos
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

30/08/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Conta-giros indica qual é a rotação que o motor está trabalhando
  • Dirigir com giro elevado pode aumentar consumo e até causar problemas no motor
  • Carros mais modernos possuem sistema que reduz aceleração para evitar danos no carro

Observe bem o painel de seu carro. Se ele for novo, são grandes as chances dele trazer dois relógios no painel: o velocímetro e o conta-giros.

É claro que todos sabem para que serve e como utilizar o velocímetro, mas você saberia responder qual é a função do conta-giros? E mais importante: sabe utilizá-lo corretamente? A maioria dos motoristas responderia que não.

Vamos por partes: o conta-giros nada mais é do que um indicador da quantidade de rotações por minuto que o motor do veículo está girando.

É por meio dele que o motorista identifica se está realizando as trocas de marcha na hora certa (especialmente em um carro com câmbio manual), desde que saiba qual é a faixa de rotação ideal para o motor do seu carro, seja para obter melhor desempenho ou maior economia de combustível.

Se você não sabe qual é a do seu veículo, vale consultar aquele livreto que muita esquece no fundo do porta-luvas chamado manual do proprietário.

"O papel do conta-giros é informar se você está conduzindo o carro na marcha correta para aquela velocidade. É ele que traz a informação mais importante nas competições, tanto que está sempre em destaque no painel por meio dos shift lights (luzes que indicam a rotação do motor e a hora certa de realizar a troca de marcha). As trocas de marcha no momento exato fazem com que você tire o máximo de rendimento do motor sem danificá-lo", afirma Beto Gresse, piloto e sócio da 2DRIVE, empresa especializada na realização de eventos de carros e motocicletas.

Siga as dicas

Não existe uma regra para todos os modelos, mas sabe-se que, quanto maior for a rotação do motor, maior também será o consumo de combustível.

Assim, se você não quiser ver o frentista com tanta frequência, vale a pena ficar de olho no conta-giros. Realizar as trocas em uma faixa de 2.500 a 3.000 rpm é a recomendação.

Evite também chegar à faixa vermelha, na qual o motor estará trabalhando em rotação elevada. Em modelos carburados, ela representaria uma ameaça à vida útil do motor, que estaria mais propenso a um desgaste prematuro das peças.

Uma dos problemas seria a chamada "flutuação" das válvulas, que ocorre quando as molas não têm força suficiente para fechar completamente as válvulas antes que o eixo de comando complete o ciclo e realize a abertura novamente. Assim, molas, válvulas e comando poderiam ser danificados e quebrarem.

Mas também é verdade que a utilidade do conta-giros já foi bem maior no passado. Isso porque, nos carros mais antigos, o motorista precisava controlar bem o pé no acelerador para evitar que o motor entrasse na faixa vermelha. Nos modelos mais modernos, os motores contam com um sistema que reduz o fornecimento de combustível para poupar o motor nestas situações.

Assim, quem dirige um veículo com câmbio automático dificilmente vai precisar consultar o conta-giros, até porque este tipo de transmissão realiza as trocas de forma independente. E mesmo que você decida dirigir seu carro no modo sequencial, dificilmente precisará recorrer ao instrumento.