PUBLICIDADE
Topo

Jaguar Land Rover desenvolve "software anti-enjoo" para veículos autônomos

Jaguar Land Rover demonstra enjoo de movimento em curvas - Divulgação
Jaguar Land Rover demonstra enjoo de movimento em curvas Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

07/08/2020 12h15

Buscando trazer o maior conforto para seus clientes durante viagens em veículos autônomos, a Jaguar Land Rover está desenvolvendo um software para reduzir as chances de os ocupantes do carro enjoarem.

De acordo com a montadora, seus futuros modelos serão programados para seguir rotas e estilo de guiada que reduzem o impacto do enjoo de movimento. A marca criou uma pontuação de bem-estar, e com isso conseguiu uma redução de até 60% no enjoo de movimento.

Este sistema já rodou 20 mil milhas (pouco mais de 32 mil km) no mundo real e em simuladores para calcular parâmetros de dirigibilidade. Assim, o carro otimizará sua tocada baseado nas informações coletadas.

O software tem aceleração, frenagem e posição em faixa como principais ações para evitar enjoo nos ocupantes. De acordo com a empresa, a náusea de movimento afeta mais de 70% da população no mundo todo.

"A mobilidade está se transformando rapidamente e precisamos aproveitar o poder dos carros autônomos para alcançar nossa meta de zero acidente e zero congestionamento", disse o Dr. Steve Iley, médico-chefe da Jaguar Land Rover no Reino Unido.

"Resolver o problema de enjoo de movimento em carros sem motorista será a chave para desbloquear um potencial enorme dessa tecnologia para os passageiros, que poderão viajar lendo, trabalhando ou relaxando."