Topo

Black Mirror? Ford usa cão-robô que inspirou série para modernizar fábrica

Cachorro-robô usado pela Ford em fábrica - Divulgação
Cachorro-robô usado pela Ford em fábrica Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

28/07/2020 10h58

A Ford está usando dois cachorros-robôs em sua fábrica norte-americana de Van Dyke, em Michigan. Alugados da empresa Boston Dynamics, Fluffy e Spot - como serão chamados na montadora - terão como trabalho escanear a laser toda a fábrica. A finalidade é mostrar aos engenheiros como o local poderá ser modernizado no futuro.

Os "cães" são controlados por um joystick remoto, e possuem cinco câmeras que permitem digitalizar as instalações nos mínimos detalhes.

O fato curioso é que este modelo de cão-robô foi utilizado pelos criadores da série Black Mirror como inspiração para o episódio "Metalhead" (5º episódio da 4ª temporada), no qual as máquinas são utilizadas para perseguir e matar humanos.

"Costumávamos usar um tripé, e andávamos pelas instalações parando em locais diferentes por cinco minutos esperando o laser digitalizar", disse Mark Goderis, gerente de engenharia digital da Ford.

"A varredura de uma planta podia levar duas semanas. Com a ajuda de Fluffy, seremos capazes de fazê-la na metade do tempo."

A Ford gastava cerca de US$ 300 mil para escanear sua fábrica. A montadora crê que com os robôs alugados transformar esta quantia em fração. Além disso, eles são capazes de se espremer em lugares pequenos e potencialmente perigosos para humanos.

A montadora diz que eles se movem pelas fábricas a uma velocidade máxima de 5 km/h por cerca de duas horas. A utilização é restringida pela carga da bateria.