PUBLICIDADE
Topo

Bronco x Compass: comparamos novo SUV da Ford com líder do segmento no país

Duelo do futuro: Ford Bronco e Jeep Compass vão se enfrentar em 2021 - Arte/UOL
Duelo do futuro: Ford Bronco e Jeep Compass vão se enfrentar em 2021
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Bronco Sport será importado para o Brasil em 2021
  • SUV tem porte parecido com o de seu futuro rival, o Jeep Compass
  • Veículo importado para cá deve trazer o motor 1.5 EcoBoost

A nova geração do Ford Bronco não é interessante apenas para os americanos.

O projeto global será vendido no Brasil, onde deve desembarcar a partir de 2021. Por aqui, ele deve competir no segmento de SUVs médios, onde o Jeep Compass reina desde 2016.

Embora fatores como o preço devam restringir a briga às versões mais caras do Compass, ambos têm muitas semelhanças. Por isso, UOL Carros lista as principais características dos SUVs que vão travar uma briga interessante nas nossas ruas.

Dimensões:

Bronco Sport - Divulgação - Divulgação
Bronco Sport tem medidas bem parecidas com as do Compass
Imagem: Divulgação

O Bronco Sport tem 4,38 metros de comprimento, 2,08 m de largura (incluindo os espelhos retrovisores), 1,78 m de altura e distância entre-eixos de 2,67 m.

As dimensões são muito parecidas com as do Compass, que tem 4,41 m de comprimento, 1,81 metro de largura, 1,63 m de altura e 2,63 m de entre-eixos.

Motorizações

Bronco Sport - Divulgação - Divulgação
SUV deve ser trazido para o Brasil com motorização 1.5 EcoBoost
Imagem: Divulgação

Os SUVs seguem fórmulas parecidas: motores menores com turbocompressor.

O lançamento da Ford será vendido em duas motorizações nos EUA. Por aqui, a fabricante deve trazer o 1.5 EcoBoost turbo de três cilindros e injeção direta, que entrega 184 cv a 6.000 rpm e 26,3 kgfm a 3.000 rpm. A transmissão é automática de oito marchas.

Já o Compass é oferecido com motores 2.0 flex de até 166 cv e 2.0 turbodiesel de 170 cv. Futuramente, as configurações flex devem trazer o inédito 1.3 Firefly turbo, que deve entregar mais de 150 cv quando abastecido com etanol.

Capacidade off-road

Bronco Sport 3 - Divulgação - Divulgação
Bronco é mais preparado para encarar trilhas
Imagem: Divulgação

A gente sabe que donos de SUV não costumam botar seus carros na lama. Porém, se alguém quiser fazê-lo, os dois carros devem ter comportamentos semelhantes.

Segundo a Ford, o Bronco Sport tem 19,8 centímetros de vão livre do solo. Os ângulos de entrada e saída são de 21,7 graus e 30,4 graus, respectivamente. A capacidade de imersão é de até 60 cm, de acordo com a fabricante - maior até que a do Jeep Wrangler. A tração é 4x4 com sete modos e traz bloqueio dos diferenciais.

No caso do Compass Trailhawk (que é a versão mais indicada para vencer trechos no fora-de-estrada), a tração também é integral e a altura livre do solo é de 21,8 centímetros. Os ângulos de entrada e de saída são de 28,9 graus e 31,9 graus, respectivamente. A Jeep afirma que o SUV é capaz de transpor trechos alagados de até 48 centímetros, pouco perto do futuro rival.

Equipamentos

Bronco Sport 4 - Divulgação - Divulgação
Bronco Sport pode ter piloto automático adaptativo e frenagem autônoma
Imagem: Divulgação

É verdade que o Bronco Sport não é tão "extremo" como o Bronco normal, e justamente por isso traz muitos itens de conforto e conveniência.

A Ford afirma que o SUV terá itens como sistema de frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, sensor de pontos cegos com alerta de tráfego cruzado, alerta de permanência em faixa, câmera de ré e faróis com facho alto automático de série.

O Bronco Sport poderá vir ainda com piloto automático adaptativo, assistente de manobra de evasão e central multimídia com reconhecimento de comandos de voz. É provável que as unidades importadas para cá sejam completas, sem opcionais.

A versão mais completa do Compass é a S, que traz piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, assistente de permanência em faixa, sensor de pontos cegos e frenagem autônoma de emergência.

Errata: o texto foi atualizado
O Jeep Compass tem motor 2.0 flex aspirado de até 166 cv e não turbo; a informação no oitavo parágrafo já foi corrigida.