Topo

Como customizar painel de carros da VW e quando isso invalida a garantia

Painel digital já está em modelos mais acessíveis da VW, como Polo e T-Cross (acima) - Murilo Góes/UOL
Painel digital já está em modelos mais acessíveis da VW, como Polo e T-Cross (acima)
Imagem: Murilo Góes/UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/07/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Partes eletrônicas podem ser modificadas ou personalizadas de forma simples
  • Painel digital ganha nova cara e funções são destravadas com auxílio de software
  • VW afirma que mudanças podem invalidar garantia do veículo

O painel digital não existe apenas para embelezar o visual do carro. Sua função principal é exibir as informações do veículo ao motorista de maneira clara e objetiva, evitando que o condutor se distraia ao volante.

Entretanto, a popularização deste tipo de equipamento (que já chegou a modelos mais baratos, sobretudo nas linhas Polo e Virtus) também abre outra possibilidade: a da personalização das informações mostradas.

'Destravando' funções

Central multimídia da VW - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Software permite até destravar funções da central multimídia
Imagem: Murilo Góes/UOL

Nos modelos da VW, isso pode ser realizado por meio de um software chamado VCDS. Desenvolvido com o intuito de diagnosticar veículos, ele é conectado na entrada OBD do carro. Assim, é possível realizar procedimentos de manutenção em qualquer modelo do Grupo Volkswagen, inclusive veículos da Audi.

Basta conectar um cabo e abrir o software para realizar reparos e até ativar funções presentes no veículo que não são ativadas de fábrica. Desta maneira, não só o painel pode ser customizado, como também as opções da central multimídia e do ar-condicionado.

É possível programar desativar o aviso de cinto de segurança desafivelado, memorizar a temperatura do ar-condicionado digital, ativar o funcionamento dos vidros elétricos com a ignição desligada, destravar funções escondidas na central multimídia, ativar um cronômetro para medir o tempo de voltas rápidas e até trocar a cor dos instrumentos digitais.

Garantia sob risco?

VW Nivus painel - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
VW diz que alterações podem até afetar comportamento do carro
Imagem: Murilo Góes/UOL

Entretanto, quem está disposto a dar um toque diferente em seu carro precisa tomar cuidado.

Procurada pela reportagem de UOL Carros, a assessoria de imprensa da Volkswagen do Brasil confirmou que as mudanças podem invalidar a garantia dos carros.

A fabricante afirmou que "modificações nos sistemas eletroeletrônicos destes equipamentos, em desacordo com as recomendações técnicas da Volkswagen, podem acarretar na perda de garantia do veículo ou mesmo em interferência em outras funções".

A montadora declarou ainda que "em situações mais invasivas, (as mudanças) podem comprometer a sua funcionalidade e a do próprio veículo".