Topo

Hyundai desenvolve transmissão manual sem pedal de embreagem

Transmissão Manual Inteligente (iMT) da Hyundai - Divulgação
Transmissão Manual Inteligente (iMT) da Hyundai Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

09/07/2020 13h21

A Hyundai está lançando um câmbio manual completamente novo dentro de sua gama. A montadora sul-coreana agora conta com Transmissão Manual Inteligente (iMT na sigla em inglês), essencialmente um câmbio manual normal com seis marchas, só que sem o pedal de embreagem.

Este câmbio, que iniciará suas vendas na Índia, virá com motor 1.0 turbo de quatro cilindros a gasolina de 121 cv e injeção direta. Esta unidade é disponível no SUV Venue. De acordo com a montadora, a tecnologia do câmbio é a "primeira da indústria" a combinar os pontos fortes das transmissões manuais e automáticas.

Com o novo câmbio, a tarefa de mudar de marchas é do motorista, entretanto a funcionalidade do pedal de embreagem é essencialmente automatizada no processo. A Hyundai afirma ter um "sensor de intenção" na alavanca de câmbio que informa a unidade de controle de transmissão (TCU) quando o motorista está prestes a mudar de marcha.

A TCU sinaliza para um atuador hidráulico o engate e o desengate da embreagem enquanto o motorista troca de marcha.

Assim, a intenção da montadora é trazer o controle total do carro aliado à simplicidade de não precisar acionar o pedal de embreagem. A marca diz também que o iMT aumentará a conveniência "sem comprometer a eficiência e o desempenho com consumo de combustível". Tudo isso sendo mais barato que um câmbio automático comum.