Topo

Tesla Model 3 passa Hyundai Kona e vira fenômeno na Coreia do Sul

Tesla Model 3 - Divulgação
Tesla Model 3 Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

08/07/2020 13h15

A Tesla atualmente desfruta de um ótimo momento no mercado automotivo da Coreia do Sul. A fabricante de carros elétricos dos Estados Unidos teve o melhor mês de sua história no país em junho, vendendo 2.827 veículos.

O resultado foi importante, já que marcou o retorno da montadora após as vendas fracas de abril e maio, que tiveram influência na interrupção da produção em suas fábricas dos EUA devido ao coronavírus. Agora, o Model 3 é o segundo veículo mais importado no país, à frente do BMW Série 5 e Audi A6, mas logo atrás do Mercedes E-Class.

O resultado ganha ainda mais relevância já que ocorre no mesmo momento que a Hyundai, a montadora dominante na Coréia do Sul, vê as vendas de seu elétrico Kona caírem em 31%. Apenas 2.513 veículos foram vendidos em junho.

Além disso, de 4 a 5 mil outros clientes já fizeram o pedido do Model 3, entretanto só o receberão em setembro, de acordo com uma fonte da agência de notícias Reuters.

Isso ocorre uma semana depois de a Tesla superar a Toyota em valor de marca. A japonesa era antes disso a montadora mais valiosa do mundo.

A marca conquistou o mercado por não ser mais uma montadora, e sim por ser uma empresa de tecnologia.

Kang Sung-mo, dono de uma agência de publicidade em Seul, é um convertido. "Não sou interessado em carros, mas estou interessado na marca Tesla e em sua tecnologia", disse o homem de 39 anos à Reuters.

Kim Dong-hwan, técnico em informática de Seul, queria evitar o transporte público durante a pandemia e o cansaço durante seu longo trajeto. "Estou muito satisfeito, pois o recurso de direção autônoma de Tesla reduziu a fadiga ao dirigir", disse ele.