Topo

Como 'irmão' da Chevrolet S10 se tornará o novo veículo do exército dos EUA

Veículo de infantaria do exército dos EUA feito pela GM - Divulgação
Veículo de infantaria do exército dos EUA feito pela GM Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

04/07/2020 04h00

A General Motors anunciou um acordo de US$ 214,3 milhões (equivalente a R$ 1,14 bi) com o exército dos Estados Unidos para a construção de veículos de esquadrão de infantaria (ISV). Os automóveis, capazes de carregar nove soldados, são baseados no Chevrolet Colorado ZR2 - modelo que no Brasil conhecemos como Chevrolet S10.

Existem algumas diferenças visuais e mecânicas entre as duas picapes, é claro. Mas a base de construção é a mesma. Neste caso, as unidades da Colorado vendidas para o exército são uma adaptação da versão mais potente disponível.

Um comunicado do exército diz que objetivo inicial é a aquisição de 649 exemplares, com previsão de chegar a 2.065. Ainda de acordo com as forças armadas, "o ISV é leve o suficiente para ser transportado por um helicóptero UH-60 Blackhawk e compacto o suficiente para caber dentro de um helicóptero CH-47 Chinook para transporte aéreo".

Já a GM informa que 90% das peças do ISV são componentes "comerciais prontos para uso". Entre eles estão os amortecedores "Multimatic" e peças de suspensão Chevrolet Performance. Para atender aos requisitos do exército, foi projetada uma "superestrutura de ocupantes e cargas" levando em conta coisas como dimensões, layout de assentos, segurança e peso.

O motor foi modificado para gerar mais potência. A unidade turbodiesel Duramax de 2.8 litros é parafusada a um câmbio automático de seis velocidades. Os pneus são BF Goodrich Mud-Terrains em rodas AEV.

gm - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação