Topo

Dá para abastecer Tesla em movimento? Youtuber testou com painéis solares

Tesla com painel solar acoplado - Reprodução
Tesla com painel solar acoplado Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

11/06/2020 16h19

Um dos grandes desafios encontrados para uma maior difusão dos veículos elétricos no momento é o seu abastecimento. E pensando nisso, o youtuber ItsYeBoi (Sean Callaghan) chegou a uma solução um tanto quanto incomum. Ele ligou ao seu Tesla Model 3 um trailer que carregava um painel solar para abastecer o veículo em movimento.

A ideia estranha não é anormal para ele, que em outro vídeo usou um moinho de vento para carregar o carro. Ele comprou vários pequenos painéis solares pela internet e montou o grande painel que vemos. Ele ainda adquiriu um trailer e testou os painéis aquecendo uma xícara de café e carregando seu celular.

De acordo com o youtuber, o Tesla pode ser carregado em 40 horas - muito mais lento que um Supercharger da Tesla, mas na média de carregadores de pouca capacidade usados em casa. No entanto, como dá para imaginar, provavelmente o peso do trailer e seu prejuízo aerodinâmico não paguem a conta do investimento. Além, é claro, do risco de andar na rua com um veículo tão grande.

Provavelmente pensando nisso, o youtuber disse que se o vídeo chegar a 100 mil likes ele tentará usar os painéis solares acoplados à própria estrutura do carro em vez de os rebocar. Por enquanto a meta está longe, com apenas 36 mil likes.

Mas, pela originalidade e coragem, vale conferir: