Topo

O que sabemos sobre a Exeed, marca de luxo que a Caoa Chery trará ao Brasil

LX deve ser o primeiro modelo da Exeed fabricado em Anápolis (GO) - Divulgação
LX deve ser o primeiro modelo da Exeed fabricado em Anápolis (GO)
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/06/2020 04h00

Resumo da notícia

  • 'Lexus da Chery', marca de luxo foi fundada em 2017
  • SUV LX deve ser o 1º carro da Exeed fabricado no Brasil
  • Empresa pretende rivalizar com Audi, BMW e Mercedes até nos EUA

A Caoa Chery pretende ampliar seu portfólio de produtos no mercado brasileiro. O grupo deve iniciar a produção de carros da Exeed, marca de luxo da Chery, a partir de 2021.

A informação foi confirmada pelo CEO da empresa, Marcio Alfonso, em entrevista ao "Estado de Minas".

Com isso, UOL Carros traz informações sobre a nova marca Exeed e seus planos para o Brasil e outros mercados importantes pelo mundo. Confira!

Divisão de luxo

Exeed em Frankfurt - Divulgação - Divulgação
Exeed foi revelada ao mundo no Salão de Frankfurt de 2017
Imagem: Divulgação

A Exeed é uma marca de luxo criada pela Chery em 2017 para rivalizar com as prestigiadas montadoras alemãs. A ideia é seguir o modelo das japonesas, que hoje possuem Lexus, Infiniti e Acura, controladas por Toyota, Nissan e Honda, respectivamente.

A estreia internacional da Exeed aconteceu no Salão de Frankfurt daquele ano, quando o TX foi um dos modelos mostrados no evento.

SUV deve ser o primeiro

Exeed LX 1 - Divulgação - Divulgação
SUV LX deve inaugurar linha de montagem da Exeed no país
Imagem: Divulgação

O LX é um forte candidato a ser o primeiro modelo da Exeed fabricado no Brasil. Além de já estar registrado no país, o SUV compartilha plataforma com o Tiggo 5X e Tiggo 7, o que facilitaria sua produção na fábrica da Anápolis (GO). O TX, modelo mais requintado e com tecnologia híbrida, também tem boas chances de virar nacional.

Tecnologia de ponta

Exeed LX interior - Divulgação - Divulgação
Cabine do LX traz até tecnologia de reconhecimento facial
Imagem: Divulgação

Mesmo sendo um SUV compacto premium, o LX tem tecnologias de modelos mais caros. O painel de instrumentos é holográfico e o veículo conta com uma tecnologia de reconhecimento facial. O motor deve ser um 1.6 turbo de 200 cv, o mesmo que equipa o Tiggo 8 - que será lançado no Brasil até o fim do ano.

Sonho antigo

Exeed LX 3 - Divulgação - Divulgação
SUVs da marca de luxo já haviam aparecido em campanha da Caoa Chery
Imagem: Divulgação

Não é de hoje que a Caoa Chery sonha em produzir os carros da Exeed no país. Há dois anos, a empresa fez uma peça publicitária com imagens de um modelo da divisão de luxo. Conta-se, inclusive, que a marca foi um dos motivos pelo qual o grupo CAOA adquiriu a Chery no Brasil.

Naquele mesmo ano, em entrevista ao jornalista Silvio Menezes, do canal "Carro Arretado", o presidente do grupo CAOA, Carlos Alberto de Oliveira Andrade revelou que lançaria "outra marca que fica sob o chapéu da Chery, que é a Exeed". Na ocasião, o executivo disse que "vai ser uma marca de altíssimo luxo, de altíssima qualidade, para brigar na linha da Mercedes e BMW".

Metas ambiciosas

Exeed TX 1 - Divulgação - Divulgação
TX será vendido nos Estados Unidos a partir de 2021
Imagem: Divulgação

Além do Brasil, a Chery pretende lançar a Exeed em mercados mais competitivos como Estados Unidos e Europa. Se tudo der certo, o TX será lançado nos EUA em 2021 como Vantas TXL. Os carros serão montados por lá no regime de CKD (Completely Knocked Down, ou Completamente Desmontado, em tradução livre), com 50% das peças vindas da China e os 50% restantes de fornecedores locais.

Nada de Chery

Exeed TX 2 - Divulgação - Divulgação
Nome 'Chery' foi proibido pela GM no mercado norte-americano
Imagem: Divulgação

Até agora, poucos chineses se aventuraram no Velho Continente e nenhuma marca se arriscou na América do Norte. O nome Vantas, inclusive, foi escolhido porque a General Motors vetou o uso da marca Chery por conta da semelhança com "Chevy", apelido dado aos carros vendidos pela Chevrolet nos EUA.