Topo

Piloto automático falha e Tesla acerta caminhão tombado em estrada; assista

Tesla Model 3 bate em caminhão em Taiwan - Twitter
Tesla Model 3 bate em caminhão em Taiwan Imagem: Twitter

Do UOL

Em Sâo Paulo (SP)

02/06/2020 14h08

Um motorista viveu um momento assustador em uma autoestrada de Taiwan. No volante de um Tesla Model 3, o proprietário do carro ligou o Autopilot - sistema autônomo de condução do veículo - e de maneira despreocupada seguiu viagem trafegando pela pista da esquerda.

No entanto, ele não contava com o que ocorreu de repente. Um caminhão acabou tombando logo à sua frente. E com o motorista sem prestar atenção na estrada, o carro falhou em detectar o perigo e acabou acertando a parte de cima do caminhão. Ninguém ficou ferido com gravidade.

O Autopilot da Tesla usa principalmente câmeras para se guiar, e acidentes anteriores sugerem que em situações como essa - com um grande objeto imóvel de cor clara em um dia claro à frente - o sistema tem dificuldade de processar que há um obstáculo adiante.

Em geral, objetos imóveis são desafios para sistemas de frenagem automática de emergência e sistemas autônomos, já que eles tendem a ter muitos positivos falsos, podendo causar paradas não intencionais.

Assista:

Questões relacionadas a problemas que podem ocorrer com veículos, incluindo falhas mecânicas e questões de segurança. Descubra dicas e soluções para enfrentar dificuldades com seu carro, além de informações sobre recalls e alertas de segurança. Além disso, você pode encontrar exemplos de situações que não deram certo, para que você possa aprender com esses casos e evitar cometer os mesmos erros.