Topo

Como é o Ford Focus sem capota que não poderia rodar no Brasil

Ford Focus sem teto - Reprodução
Ford Focus sem teto Imagem: Reprodução

Do UOL

Em São Paulo (SP)

29/05/2020 14h04

Na Rússia, uma oficina de personalização transformou um Ford Focus normal da geração atual em um veículo completamente sem capota. O modelo foi concebido através de mudanças na carroceria (veja fotos abaixo), além do processo de desmontagem e corte de seu teto vindo de fábrica.

O resultado é muito bacana, parecendo até mesmo um carro-conceito idealizado pela própria montadora.

Entretanto, este veículo jamais poderia rodar nas ruas do Brasil de acordo com a legislação de trânsito. A Resolução CONTRAN nº 254/2007 estabelece que para circulação em vias públicas do território nacional é obrigatório o uso de vidro de segurança laminado no para-brisas de todos os veículos a serem admitidos. Portanto, o veículo em questão não poderia circular em vias públicas no Brasil.

Outro país que também não permite que se trafegue com um carro sem a presença de um para-brisa são os Estados Unidos.

O que é uma pena, já que as particularidades deste Focus não param na ausência da capota. Um sistema de suspensão pneumática foi instalado no veículo, o que significa que a altura pode ser reduzida quando o carro é exibido em um evento e depois aumentada quando ele é conduzido na rua.

E mesmo com motor original, a falta do teto certamente faz o hatch ser muito mais "esperto" do que já é. Uma volta nele provavelmente é sinônimo de diversão garantida.

O Ford Focus saiu de linha no Brasil em 2019.