PUBLICIDADE
Topo

BMW revela novos Série 5 e Série 6 Gran Turismo; X2 ganha versão híbrida

Geração atual do Série 5 foi lançada na Europa em 2017 - Divulgação
Geração atual do Série 5 foi lançada na Europa em 2017
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

26/05/2020 22h06

Resumo da notícia

  • Série 5 agora vem com sistema híbrido leve em todas as versões
  • Novo Série 6 Gran Turismo segue alterações do sedã
  • X2 xDrive25e entrega potência combinada de 220 cv

A BMW apresentou hoje (26) três novidades de uma vez só.

O grande destaque vai para o novo Série 5. Esta é a primeira reestilização da atual geração lançada em 2017. Na dianteira, o sedã ganhou uma grade de dimensões exageradas, marca registrada dos últimos lançamentos da BMW no país.

Atrás, o estilo ficou mais limpo com as lanternas em formato de "L" e as novas saídas de escape trapezoidais.

Novo Série 5 1 - Divulgação - Divulgação
Série 5 teve mudanças bem sutis na traseira
Imagem: Divulgação

O interior teve alterações sutis: os comandos do volante multifuncional estão em nova disposição e há novas opções de cores e revestimentos na cabine, incluindo apliques em preto brilhante.

A central multimídia agora tem uma tela de 10,25 polegadas, podendo ser substituída por uma de 12,3 polegadas oferecida como opcional. Gráficos e funções do painel digital também foram revisados no novo sedã.

Novo Série 5 3 - Divulgação - Divulgação
Todas as versões do Série 5 sairão de fábrica com sistema híbrido leve
Imagem: Divulgação

O novo Série 5 será oferecido em cinco variações híbridas plug-in. No caso da versão 530e. a potência combinada é de 292 cv e a autonomia apenas com eletricidade varia de 62 a 67 km. No caso do sedã, a configuração 545e xDrive entrega 286 cv e é capaz de rodar até 57 km somente no modo elétrico.

Todas as variações oferecem um modo chamado eDriveZone, que desliga o motor a gasolina e faz o carro funcionar no modo 100% elétrico em áreas identificadas como "verdes".

Novo Série 5 2 - Divulgação - Divulgação
Interior traz novos revestimentos e volante com nova disposição de comandos
Imagem: Divulgação

A marca, porém, não abandonou as motorizações a gasolina de quatro e de seis cilindros. Agora elas contam com tecnologia híbrida leve, assistida por um gerador elétrico que assegura um incremento de até 11 cv. Este "boost" é muito útil nas acelerações e retomadas de velocidade.

O Série 5 será vendido nas versões a gasolina 520i (2.0 de 186 cv e 29,6 kgfm), 530i (255 cv e 35,7 kgfm), 540i (3.0 de 337 cv e 45,8 kgfm) e M550i, esta a única com o motor 4.4 V8 de 537 cv e 76,4 kgfm com tração integral e exclusivamente na carroceria sedã.

Novo Série 5 4 - Divulgação - Divulgação
Perua Touring não deve ser vendida no mercado brasileiro
Imagem: Divulgação

Haverá ainda as versões híbridas 530e (potência combinada de 296 cv e 42,8 kgfm) e 545e (400 cv e 61,2 kgfm).

O modelo começa a ser vendido nas configurações sedã e perua no segundo semestre deste ano na Europa. Sua chegada ao mercado brasileiro deve acontecer apenas em 2021.

Série 6 Gran Turismo também muda

BMW Série 6 Gran Turismo 1 - Divulgação - Divulgação
Novo Série 6 Gran Turismo também passou por uma leve atualização
Imagem: Divulgação

Assim como fez com o Sèrie 5, a BMW também repaginou o Série 6 Gran Turismo - na prática um crossover baseado no sedã intermediário da marca.

O novo modelo traz design repaginado, embora as mudanças sejam difíceis de serem notadas. A frente possui novos para-choques (com entradas de ar mais largas) e nova grade frontal. Atrás, as lanternas ganharam nova disposição de luzes e o aerofólio se ergue automaticamente acima dos 120 km/h.

BMW Série 6 Gran Turismo 2 - Divulgação - Divulgação
Traseira é a parte mais controversa do Série 6 Gran Turismo
Imagem: Divulgação

Por dentro, as alterações seguem o roteiro do Série 5, incluindo volante com nova disposição de comandos.

O Série 6 Gran Turismo será vendido nas versões a gasolina 630i (260 cv) e 640i (337 cv) e nas configurações a diesel 620d (192 cv), 630d (289 cv) e 640d (345 cv).

Todas sairão de fábrica com o sistema híbrido leve de 48 volts. Ele é composto por um motor elétrico que faz as vezes de gerador e alternador, podendo contribuir tanto na economia de combustível quanto nas acelerações.

De acordo com a BMW, o sistema fornece 11 cv adicionais em determinadas situações.

X2 ganha versão híbrida

BMW X2 xDrive25e - Divulgação - Divulgação
Versão híbrida do X2 entrega potência combinada de 220 cv
Imagem: Divulgação

A linha X2 ganhou o reforço da versão híbrida xDrive25e.

O SUV é movido pelo motor 1.5 turbo de três cilindros com 125 cv e 22,3 kgfm, juntamente com um motor elétrico de 95 cv e 16,8 kgfm montado no eixo traseiro.

BMW X2 xDrive25e 2 - Divulgação - Divulgação
X2 xDrive25e segue tendência de eletrificação da BMW
Imagem: Divulgação

A potência combinada é de 220 cv e o torque máximo é de 39,1 kgfm. Dados fornecidos pela BMW indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e velocidade máxima de 195 km/h. Se o motorista desejar, o X2 pode alcançar 135 km/h no modo puramente elétrico.

A autonomia fornecida pelas baterias de íon-lítio é de até 54 km no ciclo WLTP. A carga completa pode ser obtida em pouco mais de três horas.