Topo

VW Nivus: SUV cupê tem estreia global marcada para 28 de maio

Projeção mostra como será o visual do Nivus sem camuflagem - Renato Aspromonte/Overboost BR
Projeção mostra como será o visual do Nivus sem camuflagem
Imagem: Renato Aspromonte/Overboost BR

Do UOL, em São Paulo (SP)

22/05/2020 10h16

Resumo da notícia

  • Modelo inaugura segmento de SUV cupês compactos no país
  • Nivus foi projetado no Brasil e será um produto global
  • Carro terá design e conectividade como destaques

A Volkswagen já marcou a data da estreia mundial do Nivus. O SUV cupê será apresentado ao mundo no dia 28 de maio em uma live realizada pela própria fabricante em suas redes sociais.

O Nivus vai inaugurar um novo segmento no mercado brasileiro. Feito sobre a plataforma do Polo, ele será posicionado justamente entre o hatch e o T-Cross. Sendo assim, o carro deve ser vendido por preços entre R$ 80 mil e R$ 95 mil.

Maior que T-Cross

VW Nivus sem camuflagem 2 - Renato Aspromonte/Overboost BR - Renato Aspromonte/Overboost BR
Atrás, lanternas lembram o estilo do T-Cross
Imagem: Renato Aspromonte/Overboost BR

A fabricante já confirmou que o Nivus será comercializado apenas com a motorização 1.0 turbo de até 128 cv, associado ao câmbio automático de seis velocidades. Trata-se do mesmo conjunto presente em outros modelos da marca, como Polo e Virtus.

Ao contrário do que muita gente imaginava, o Nivus será mais comprido do que o T-Cross. O Nivus tem 4,26 metros de comprimento, 1,49 metro de altura e 2,56 metros de distância entre eixos.

A altura da suspensão foi elevada em apenas 10 milímetros comparando com o Polo. No entanto, o Nivus tem conjunto roda/pneu maior do que o hatch. Isso faz com que o SUV cupê seja 27,5 milímetros mais alto, inclusive na posição de dirigir.

A área de engenharia da VW também realizou ajustes exclusivos de suspensão e direção, além de aumentar a rigidez torcional do eixo traseiro. O Nivus também terá freios a disco nas quatro rodas.

Carro conectado

VW Play - Divulgação - Divulgação
Central VW Play terá até entrega de comida, mas não vem com internet
Imagem: Divulgação

Um dos grandes destaques do modelo será a central multimídia VW Play. Desenvolvida inteiramente no Brasil, ela terá uma tela tátil de alta definição com 10,1 polegadas. Será possível cadastrar diferentes perfis e personalizar a interface, incluindo uma barra de atalhos com as funções mais utilizadas pelo usuário,

Há funções como o modo Valet, no qual a central multimídia só pode ser acessada mediante uma senha de quatro dígitos, e agendamento de revisões dentro de um aplicativo chamado Meu Volkswagen. Dentro dele o usuário pode escolher o local e horário da realização do serviço, além de descobrir quais serão os serviços realizados em cada revisão.

Segundo a fabricante, o dono do Nivus poderá acessar uma loja de aplicativos exclusivamente feita pela Volkswagen, na qual há vários serviços disponíveis por meio de parcerias firmadas pela montadora. Haverá até entrega de comida por meio do iFood.

Entretanto, o usuário precisará usar a conexão 4G de seu celular ou uma rede Wi-Fi para acessar as funções online. Ao contrário de alguns modelos da Chevrolet (como o novo Tracker), o Nivus não terá conexão a internet nativa.