Topo

EUA prendem dois homens que teriam participado de fuga de Ghosn do Japão

Joseph Eid/AFP
Imagem: Joseph Eid/AFP

da RFI

20/05/2020 11h11

As autoridades norte-americanas prenderam hoje dois homens, incluindo um ex-membro das forças especiais, suspeito de ter participado da fuga de Carlos Ghosn do Japão. As prisões foram realizadas a pedido do sistema de justiça japonês, segundo documentos judiciais.

Michael Taylor, ex-boina verde, e Peter Taylor, devem comparecer por videoconferência em audiência a um juiz federal em Worcester, Massachusetts, disseram ainda os documentos oficiais.

Carlos Ghosn, ex-CEO da Renault e Nissan, está no Líbano depois de ter fugido do Japão no final de dezembro, onde seria julgado por peculato financeiro, uma acusação que ele sempre negou.

Fugindo da Justiça japonesa

A Justiça japonesa emitiu em 30 de janeiro mandados de prisão contra o ex-CEO da Renault-Nissan, Carlos Ghosn, e três supostos cúmplices que o teriam ajudado a fugir do país em dezembro, onde estava em liberdade condicional.

Além de Ghosn, a justiça havia também ordenado a prisão de Michael e Peter Taylor. Também foi emitido um mandado de prisão contra George Zayek, um libanês de 60 anos suspeito de ter ajudado Ghosn a fugir para o Líbano.

O empresário franco-líbano-brasileiro deixou o Japão em 29 de dezembro, provavelmente escondido em uma caixa de material de áudio.

Foi assim que ele teria evitado os controles no Aeroporto Internacional de Kansai, perto de Osaka (oeste), porque no Japão não é obrigatório inspecionar a bagagem de jatos particulares com raios-X.

Ghosn se recusou naquele momento a confirmar ou negar os detalhes de sua evasão.