Topo

Carros da Volvo terão limite de velocidade de 180 km/h de fábrica

Volvo XC60 - Divulgação
Volvo XC60 Imagem: Divulgação

Do UOL

meu

20/05/2020 12h36

A Volvo divulgou nesta quarta-feira que a partir de agora todos os seus carros sairão de fábrica com velocidade limitada em 180 km/h. A promessa havia sido feita pela montadora no ano passado. A intenção da medida é ajudar a reduzir os acidentes no trânsito.

Outra tecnologia implementada pela montadora sueca em seus carros a partir deste momento será o Care Key. O sistema possibilitará aos proprietários estabelecer um limite adicional à velocidade máxima do veículo, por exemplo antes de empresta-lo a alguém menos experiente.

"Acreditamos que uma montadora tem a responsabilidade de ajudar a melhorar a segurança no trânsito", disse Malin Ekholm, chefe do Volvo Cars Safety Center.

"Nossa tecnologia de limitação de velocidade e o diálogo que ela iniciou se encaixam nesse pensamento. O limite de velocidade e o Care Key ajudam as pessoas a refletirem e perceberem que a velocidade é perigosa, além de proporcionar tranquilidade extra e apoiar um melhor comportamento do motorista."

De acordo com a Volvo, acima de certas velocidades a tecnologia de segurança dos carros não é mais suficiente para evitar ferimentos sérios no caso de acidentes. E, isso juntamente a uma má compreensão dos riscos além do limite, pode aumentar o risco de mortes no trânsito.