Topo

Esquadrão Sigma: quando a polícia grega usou carrões para evitar rachas

Ford Mustang ao lado de Porsche 930 Targa no esquadrão Sigma da polícia grega - Divulgação
Ford Mustang ao lado de Porsche 930 Targa no esquadrão Sigma da polícia grega Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

18/05/2020 10h21

Durante os anos 1990 a polícia grega chegou a contar com viaturas bem especiais, tipos de automóveis que hoje em dia só vemos atuando em locais como os Emirados Árabes. O grupo era chamado de esquadrão Sigma - uma força-tarefa criada em 1995 para perseguir e prender pessoas que tirassem racha.

Entre os modelos que os oficiais dispunham na época em sua frota, tínhamos carros de alto desempenho como Audi RS2, Mercedes 190E 2.3-16, Ford Sierra Cosworth e Mustang, BMW E30 M3 e E34 M5, Lancia Delta HF Integrale, Porsche 911 Targa e 911 Turbo e os Alfo Romeo 155 Q4 e 164 Turbo.

Mercedes Sigma - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

O que acontecia era que os carros da polícia grega eram muito lentos para perseguir pessoas que tiravam racha. O problema chegou a tal ponto que as autoridades foram obrigadas a criar essa unidade especial. A maioria dos carros foi comprada de revendedores, mas alguns tinham a apreensão como origem.

Nenhum dos modelos tinha a pintura tradicional da polícia e nem as luzes de emergência no teto. Os policiais do esquadrão Sigma recebiam treinamento diferenciado para perseguições em alta velocidade, e conseguiram neutralizar a maior parte dos infratores na época, fazendo o problema dos rachas diminuir sensivelmente. No entanto, não há muita informação oficial sobre este período.

O esquadrão foi desfeito no início dos anos 2000. Os problemas que levaram a isso foram os altos custos e a má manutenção dos modelos. Porém, de acordo com relatos atuais, a polícia grega estaria considerando trazer de volta o esquadrão. Algo que certamente faz aflorar a curiosidade para saber quais modelos seriam os escolhidos.

Audi Sigma - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação