Topo

Com queda nas vendas, Nissan deve reduzir produção até 2022, diz executivo

Kazuhiro Nogi/AFP
Imagem: Kazuhiro Nogi/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/05/2020 13h35

A Nissan planeja reduzir a sua capacidade de produção global em 20% até 2022 devido à pandemia do novo coronavírus. A informação, divulgada pela Bloomberg, foi dada por um executivo da montadora. Segundo ele, a empresa fará uma revisão dos planos de ação, afetados devido às paralisações dos serviços e queda nas vendas.

"Planejamos reduzir os níveis de produção para corresponder ao nível de vendas atual", disse o executivo da Nissan. Atualmente, a montadora está apta a produzir 7 milhões de veículos em todo o mundo, mas enfrenta forte queda nas vendas.

No final de abril, a montadora projetou um prejuízo líquido de mais de US$ 800 milhões neste ano.

Pelo plano, que já começou a ser discutido pelos diretores da montadora ontem e vai revisar a situação em todo o mundo, a Nissan deve fechar sua fábrica em Barcelona e reduzir os negócios da marca Datsun. Segundo o executivo, todas as medidas devem ser anunciadas no dia 28 de maio.

A Datsun deve ser desativada à medida que a Nissan se concentrar nos principais mercados dos EUA, Japão e China, disse o executivo, enquanto a Infiniti, divisão de luxo da montadora, será revitalizada. A China é um mercado visto com bons olhos, pois sua economia está em um momento de retomada, o que a Nissan vê como positivo.

Já para a Europa, a Nissan confiará em sua aliança com a Renault SA, com foco na venda de veículos utilitários esportivos e carros elétricos. A Mitsubishi Motors Corp., terceiro membro da aliança global de fabricantes de automóveis, se concentrará nos mercados da Ásia, onde tem uma presença maior.