Topo

Pesquisa diz que 30% pretendem comprar carro mesmo com pandemia do Covid-19

Levantamento ouviu 340 pessoas de todas as regiões do Brasil - Mateus Bruxel/Folhapress
Levantamento ouviu 340 pessoas de todas as regiões do Brasil
Imagem: Mateus Bruxel/Folhapress

Do UOL, em São Paulo (SP)

13/05/2020 11h37

Resumo da notícia

  • Estudo diz que 30% dos entrevistados vão antecipar ou manter data de compra de carro
  • Maioria das pessoas (70%) pretendem adiar compra por conta do coronavírus
  • Burocracia com documentos e instabilidade no emprego preocupam compradores

Um levantamento realizado pela OLX aponta que 30% dos brasileiros pretendem antecipar a compra de um veículo ou manter os planos feitos antes do coronavírus. Os números foram obtidos com exclusividade por UOL Carros.

A pesquisa ouviu 340 pessoas de todas as regiões do Brasil entre os dias 20 e 24 de abril.

A maioria dos entrevistados, no entanto, vai adiar os planos: 40% afirmaram que a compra será postergada em até seis meses. 19% dos entrevistados pretendem adiar a troca no prazo de seis meses a um ano, enquanto os 17% vão esperar mais de um ano para realizar a compra.

Antes da pandemia, 51% dos entrevistados pretendia trocar de veículo em até três meses e apenas 4% faziam planos para comprar um novo carro daqui a mais de um ano

O levantamento indica ainda que 17% dos entrevistados vão utilizar o veículo para atividades profissionais, como aplicativos de transporte e serviços de delivery.

"Para uma parcela da população, ter um veículo para trabalho pode gerar novas oportunidades de renda nesse momento, o que justifica o aumento no interesse por alguns modelos de motos, por exemplo", afirma Marcos Leite, vice-presidente executivo da OLX Brasil.

Burocracia e emprego preocupam

A pesquisa também perguntou quais são os fatores que mais preocupam quem está (ou estava) pensando em trocar de carro. A parte burocrática (como realizar a transferência dos documentos) foi citada como motivo principal para 55% dos entrevistados.

A impossibilidade de ver o veículo presencialmente foi lembrada por 52% das pessoas e 47% dos entrevistados mencionaram a insegurança em relação ao emprego atual.