Topo

Nova Fiat Strada conviverá com modelo velho para "bombar" vendas; entenda

Fiat Strada 2021: tudo sobre a nova versão da picape mais vendida do Brasil

UOL Carros

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/05/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Strada atual vai conviver com nova geração da picape pelo menos até 2022
  • Ranking da Fenabrave soma emplacamentos de modelos com um mesmo nome
  • Prática faz com que montadoras tenham carros "xarás" para incrementar números

A segunda geração da Fiat Strada já foi apresentada, mas ainda não tem data definida para chegar às concessionárias. Isso deve acontecer apenas depois de julho, dependendo da evolução do coronavírus no país.

Por enquanto, uma das poucas informações confirmadas pela FCA é de que a Strada atual não sai de linha.

É isso mesmo: a veteraníssima picape seguirá à venda como opção de entrada da gama de utilitários leves da Fiat. E isso deve acontecer pelo menos até 2022, como sugeriu recentemente Antonio Filosa, CEO da FCA América Latina.

Fiat Strada - Divulgação - Divulgação
Strada atual permanece em linha pelo menos até 2022
Imagem: Divulgação

A justificativa oficial é de que a Strada Hard Working é a versão mais vendida da gama atual, e justamente por isso não há razão para descontinuá-la.

Faz todo o sentido, mas fato é que sua permanência também será benéfica para a Fiat por outro motivo: a possibilidade de "turbinar" as vendas da picape.

Como assim?

Calma que a gente explica. O ranking de emplacamentos da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) é tradicionalmente a referência utilizada no mercado automotivo para determinar quais são os modelos mais vendidos do país.

A lista, porém, tem uma peculiaridade, já que não faz distinção entre dois modelos distintos que utilizam o mesmo nome.

Chevrolet Onix Joy - Divulgação - Divulgação
Onix Joy e Onix: modelos são listados como um só pela Fenabrave
Imagem: Divulgação

Sendo assim, a Fiat pode seguir pelo mesmo caminho e somar os números da Strada Hard Working e da nova Strada, uma vez que as duas picapes compartilham o mesmo nome - pelo menos na visão do mercado.

A prática, inclusive, não é nova. Por muitos anos os números de vendas dos Fiat Palio e Palio Fire eram compilados em um só.

E claro que a fabricante italiana não era a única a aproveitar essa "brecha no regulamento": a Volkswagen fazia o mesmo com Gol e Gol Geração 4 e a Chevrolet também com os Chevrolet Onix e Onix Joy.

Ou seja, um prato cheio para profissionais da área de marketing "turbinarem" as vendas de seus carros.