Topo

Robô acionado via app que carrega carros elétricos é patenteado por empresa

Robô CARL, da AIWAYS - Divulgação
Robô CARL, da AIWAYS Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

22/04/2020 11h13

A empresa chinesa AIWAYS garantiu sete patentes diferentes na China e na Europa para produzir um robô autônomo de carregamento para veículos elétricos chamado de CARL. Nas patentes estão o design do robô assim como seu método para o carregamento rápido de carros. O sistema será operado por um aplicativo de celular.

Para ativar o serviço, o proprietário do veículo não precisará nem estar perto do carro, com o robô podendo encontrar o veículo sozinho e fornecendo carga rápida. Com capacidades de 30 kWh e 60 kWh, o robô promete recarregar a bateria em 80% em menos de 50 minutos - um serviço útil em estacionamentos em geral.

"Em vez de os motoristas tentarem encontrar um carregador, ele os encontrará", falou o vice-presidente de operações da AIWAYS, Alex Klose.

"Queremos tornar o ato de ter um veículo elétrico fique o mais simples, fácil e divertido possível. A CARL fornece um plano de como os veículos elétricos podem ser carregados no futuro."

O robô localiza o carro através de seus dados de GPS, com o requisito que você esteja na mesma área em que ele opera. Depois, ele se conecta e começa a carregar o carro automaticamente. Quando esse processo estiver concluído, o CARL irá para o próximo usuário ou então retornará para sua base.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.