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VW Nivus será maior que T-Cross e estreia até junho; veja detalhes do SUV

Nivus foi inteiramente projetado no Brasil e será produto global - Divulgação
Nivus foi inteiramente projetado no Brasil e será produto global
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/04/2020 15h00

Resumo da notícia

  • SUV cupê é derivado do Polo
  • Motorização é 1.0 turbo de até 128 cv com câmbio automático de 6 marchas
  • Marca segue cronograma e lançará modelo até o fim do 1º semestre

A Volkswagen revelou hoje (15) novos detalhes técnicos do Nivus.

Entre os destaques, o SUV cupê será vendido com piloto automático adaptativo, alerta de colisão, sistema de frenagem autônoma de série e frenagem pós-colisão.

Os itens, porém, devem equipar apenas a versão topo de linha. O Nivus deve ser o primeiro modelo da categoria de SUVs compactos a oferecer o piloto automático adaptativo, conhecido internamente pela sigla ACC.

Construído sobre a plataforma MQB, o Nivus será vendido apenas na motorização 1.0 TSI de 128 cv/116 cv e torque máximo de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. O câmbio será automático de seis marchas.

De acordo com José Loureiro, chefe de engenharia da Volkswagen, a central eletrônica e a transmissão receberam calibragens exclusivas para o modelo.

Maior do que o T-Cross

Ao contrário do que muita gente imaginava, o Nivus será mais comprido do que o T-Cross. O Nivus tem 4,26 metros de comprimento, 1,49 metro de altura e 2,56 metros de distância entre eixos.

Já o T-Cross possui 4,19 metros de comprimento, 1,57 metro de altura e 2,65 metros de distância entre eixos - a mesma do Virtus. A capacidade do porta-malas será bem maior: são 415 litros no Nivus contra 373 litros do T-Cross.

VW Nivus camuflado - Divulgação - Divulgação
SUV cupê é mais baixo do que o T-Cross
Imagem: Divulgação

A altura da suspensão foi elevada em apenas 10 milímetros comparando com o Polo. No entanto, o Nivus tem conjunto roda/pneu maior do que o hatch. Isso faz com que o SUV cupê seja 27,5 milímetros mais alto, inclusive na posição de dirigir.

A área de engenharia da VW também realizou ajustes exclusivos de suspensão e direção, além de aumentar a rigidez torcional do eixo traseiro. O Nivus também terá freios a disco nas quatro rodas.

Mais conectado

A empresa não deu detalhes sobre versões e itens de série, mas uma das novidades já antecipadas pela montadora é a estreia do VW Play. A central multimídia foi inteiramente desenvolvida no país por profissionais brasileiros e promete inovar na interatividade e na oferta de aplicativos. O SUV também virá com faróis e lanternas de LED.

VW Nivus - Reprodução - Reprodução
Silhueta do Nivus divulgada em teaser da VW
Imagem: Reprodução

"O Nivus foi desenvolvido totalmente no Brasil e é motivo de orgulho para nós", declarou José Loureiro, chefe de engenharia da Volkswagen.

A fabricante confirmou que realizará o lançamento do novo modelo até o final do primeiro semestre, seguindo com o planejamento estabelecido antes da pandemia do coronavírus.

Errata: o texto foi atualizado
A distância entre eixos do T-Cross é de 2,65 metros, e não 2,56 metros, como informada anteriormente.
A base do Nivus é a mesma do Polo e não a do Virtus, como informado anteriormente.