Topo

Coleção secreta: Lamborghini rara é 'pai do Urus' e xodó de astro do cinema

LM 002: somente 300 unidades foram produzidas de 1986 a 1992 - Divulgação
LM 002: somente 300 unidades foram produzidas de 1986 a 1992
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

15/04/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Projeto do LM 002 nasceu a partir de projeto militar desprezado pelos EUA
  • Jipão de luxo começou a ser vendido em 1986 com motor V12 turbodiesel
  • Sylvester Stallone e Mike Tyson estavam entre donos famosos do LM 002

A incrível coleção de 300 carros encontrada nos Estados Unidos foi um dos assuntos mais comentados no mundo do antigomobilismo nos últimos dias. Entre as diversas raridades, uma delas chamou atenção: um Lamborghini LM002, que teria sido do ator Nicolas Cage.

Pouca gente, porém, conhece o SUV. Feito originalmente para ser um projeto militar, ele acabou sendo "convertido" para uso civil e logo virou o "queridinho" de celebridades de Hollywood e endinheirados sultões e xeques do Oriente Médio.

Lamborghini Cheetah 1 - Divulgação - Divulgação
Cheetah foi desenvolvido a partir de protótipo feito para uso militar
Imagem: Divulgação

A história do LM002 começou nos anos 70. O governo dos Estados Unidos pensava em substituir o antigo Jeep Willys por um veículo utilitário maior e mais robusto para transportar soldados. O projeto escolhido foi o High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV, ou simplesmente Humvee), que daria origem ao badalado Hummer.

Entretanto, outra empresa bem de longe concorreu com uma proposta inusitada. A Lamborghini apresentou no Salão de Genebra.de 1977 um projeto chamado Cheetah.

Lamborghini Cheetah 2 - Divulgação - Divulgação
Cheetah e LM 002 (ao fundo) reunidos para uma foto de família
Imagem: Divulgação

O jipão foi desenvolvido pela MTI (Mobility Technologies International), empresa tradicional no desenvolvimento de veículos militares. Justamente por isso é que ele foi feito na Califórnia, e só aí viajou para a Itália para que a Lamborghini cuidasse dos toques finais, como o acabamento final e a instalação de um motor 5.8 V8 de origem Chrysler em posição central-traseira.

A dirigibilidade não estava entre as virtudes do projeto (e também nem de longe lembrava os esportivos da Lamborghini), e os Estados Unidos prontamente descartaram o Cheetah. O revés, aliás, contribuiu de forma significativa para a falência da empresa em 1978.

Retomada do projeto

Lamborghini LM 002 1 - Divulgação - Divulgação
Projeto ressurgiu no fim dos anos 80 de olho no Oriente Médio
Imagem: Divulgação

Nas mãos de investidores suíços, a Lamborghini se reergueu rapidamente e não esqueceu da ideia de vender um 4x4.

Em 1981, a empresa apresentou o LM001 no Salão de Genebra daquele ano. Poucas mudanças foram feitas em relação ao projeto original do Cheetah, sendo uma delas a troca de motorização. O motor AMC de 5,9 litros tinha apenas 180 cv, mas levava o carro a bons 160 km/h.

Agora o foco estava no Oriente Médio, que já havia demonstrado interesse no projeto. Só que, para tanto, o motor precisaria sair da posição central-traseira.

Assim nascia o LMA002, que, enfim, trazia um legítimo motor V12 Lamborghini instalado na dianteira. Se a mudança de posição resultou em mais horas de trabalho para a engenharia, por outro abriu muito espaço no interior. E muito mesmo: o protótipo levava quatro pessoas no banco dianteiro e seis (!) atrás.

Lamborghini LM 002 2 - Divulgação - Divulgação
LM 002 fez muito sucesso entre milionários, celebridades e sultões
Imagem: Divulgação

O novo coração entregava impressionantes 450 cv, associado ao novo câmbio ZF de cinco marchas. O projeto foi refinado e aprimorado até a estreia do veículo definitivo, rebatizado como LM 002, em 1986.

Em vez de um jipão militar, o carro apostava em um nível de refinamento compatível com o Range Rover, simplesmente o SUV mais sofisticado da época. Vidros elétricos, ar-condicionado, sistema de som premium e bancos revestidos em couro italiano estavam entre os luxos do veículo. Mas havia espaço para "apenas" quatro pessoas.

Queridinho das celebridades

Lamborghini LM 002 3 - Divulgação - Divulgação
Motor V12 movido a diesel entregava 450 cv
Imagem: Divulgação

A lista de clientes ilustres incluía nomes como Usay Hussein, filho de Saddam Hussein, e o ex-ditador líbio Muamar Gaddafi. O rei Hassan, de Marrocos, comprou a primeira unidade produzida.

Rapidamente as celebridades se renderam à ostentação do LM 002. Nomes como Sylvester Stallone, Tina Turner, Eddie Van Halen, Mike Tyson e Keke Rosberg tiveram um. Especula-se que a unidade encontrada na gigantesca coleção de 300 carros pertencia a Nicolas Cage, embora ainda não haja comprovação disso.

Lamborghini LM 002 4 - Divulgação - Divulgação
Dono do LM 002 pode retirar a capota traseira se desejar
Imagem: Divulgação

Mesmo com uma boa legião de fãs, o LM 002 teve apenas 300 unidades produzidas entre 1986 e 1992. Uma "perua" com porta-malas coberto foi criada especialmente para o Sultão de Brunei, um dos homens mais ricos do mundo - e provavelmente dono da maior coleção de supercarros também.

Apenas 26 anos depois é que a Lamborghini voltou ao segmento de SUVs com o Urus. Apesar de muito mais moderno, sofisticado e rápido (mas sem a mesma aptidão para encarar terrenos acidentados), o modelo herdou algumas características de seu lendário antecessor, como o requinte a bordo e o design imponente. Sem contar a proposta inusitada de um Lamborghini que só falta subir paredes.

Errata: este conteúdo foi atualizado
O LM 002 era movido por um motor V12 a gasolina, e não a diesel. A motorização turbodiesel equipava um dos protótipos desenvolvidos pela empresa antes do lançamento comercial do veículo. Informação corrigida.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.