Coleção secreta: Lamborghini rara é 'pai do Urus' e xodó de astro do cinema
Resumo da notícia
- Projeto do LM 002 nasceu a partir de projeto militar desprezado pelos EUA
- Jipão de luxo começou a ser vendido em 1986 com motor V12 turbodiesel
- Sylvester Stallone e Mike Tyson estavam entre donos famosos do LM 002
A incrível coleção de 300 carros encontrada nos Estados Unidos foi um dos assuntos mais comentados no mundo do antigomobilismo nos últimos dias. Entre as diversas raridades, uma delas chamou atenção: um Lamborghini LM002, que teria sido do ator Nicolas Cage.
Pouca gente, porém, conhece o SUV. Feito originalmente para ser um projeto militar, ele acabou sendo "convertido" para uso civil e logo virou o "queridinho" de celebridades de Hollywood e endinheirados sultões e xeques do Oriente Médio.
A história do LM002 começou nos anos 70. O governo dos Estados Unidos pensava em substituir o antigo Jeep Willys por um veículo utilitário maior e mais robusto para transportar soldados. O projeto escolhido foi o High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle (HMMWV, ou simplesmente Humvee), que daria origem ao badalado Hummer.
Entretanto, outra empresa bem de longe concorreu com uma proposta inusitada. A Lamborghini apresentou no Salão de Genebra.de 1977 um projeto chamado Cheetah.
O jipão foi desenvolvido pela MTI (Mobility Technologies International), empresa tradicional no desenvolvimento de veículos militares. Justamente por isso é que ele foi feito na Califórnia, e só aí viajou para a Itália para que a Lamborghini cuidasse dos toques finais, como o acabamento final e a instalação de um motor 5.8 V8 de origem Chrysler em posição central-traseira.
A dirigibilidade não estava entre as virtudes do projeto (e também nem de longe lembrava os esportivos da Lamborghini), e os Estados Unidos prontamente descartaram o Cheetah. O revés, aliás, contribuiu de forma significativa para a falência da empresa em 1978.
Retomada do projeto
Nas mãos de investidores suíços, a Lamborghini se reergueu rapidamente e não esqueceu da ideia de vender um 4x4.
Em 1981, a empresa apresentou o LM001 no Salão de Genebra daquele ano. Poucas mudanças foram feitas em relação ao projeto original do Cheetah, sendo uma delas a troca de motorização. O motor AMC de 5,9 litros tinha apenas 180 cv, mas levava o carro a bons 160 km/h.
Agora o foco estava no Oriente Médio, que já havia demonstrado interesse no projeto. Só que, para tanto, o motor precisaria sair da posição central-traseira.
Assim nascia o LMA002, que, enfim, trazia um legítimo motor V12 Lamborghini instalado na dianteira. Se a mudança de posição resultou em mais horas de trabalho para a engenharia, por outro abriu muito espaço no interior. E muito mesmo: o protótipo levava quatro pessoas no banco dianteiro e seis (!) atrás.
O novo coração entregava impressionantes 450 cv, associado ao novo câmbio ZF de cinco marchas. O projeto foi refinado e aprimorado até a estreia do veículo definitivo, rebatizado como LM 002, em 1986.
Em vez de um jipão militar, o carro apostava em um nível de refinamento compatível com o Range Rover, simplesmente o SUV mais sofisticado da época. Vidros elétricos, ar-condicionado, sistema de som premium e bancos revestidos em couro italiano estavam entre os luxos do veículo. Mas havia espaço para "apenas" quatro pessoas.
Queridinho das celebridades
A lista de clientes ilustres incluía nomes como Usay Hussein, filho de Saddam Hussein, e o ex-ditador líbio Muamar Gaddafi. O rei Hassan, de Marrocos, comprou a primeira unidade produzida.
Rapidamente as celebridades se renderam à ostentação do LM 002. Nomes como Sylvester Stallone, Tina Turner, Eddie Van Halen, Mike Tyson e Keke Rosberg tiveram um. Especula-se que a unidade encontrada na gigantesca coleção de 300 carros pertencia a Nicolas Cage, embora ainda não haja comprovação disso.
Mesmo com uma boa legião de fãs, o LM 002 teve apenas 300 unidades produzidas entre 1986 e 1992. Uma "perua" com porta-malas coberto foi criada especialmente para o Sultão de Brunei, um dos homens mais ricos do mundo - e provavelmente dono da maior coleção de supercarros também.
Apenas 26 anos depois é que a Lamborghini voltou ao segmento de SUVs com o Urus. Apesar de muito mais moderno, sofisticado e rápido (mas sem a mesma aptidão para encarar terrenos acidentados), o modelo herdou algumas características de seu lendário antecessor, como o requinte a bordo e o design imponente. Sem contar a proposta inusitada de um Lamborghini que só falta subir paredes.
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