Topo

Como coronavírus e Placa Mercosul fizeram Fiat Uno virar meme

Uno CS 1988 registrado em Louveira (SP) terá placa COV1D19 caso substitua a chapa cinza pela Mercosul; carro é parecido com o da foto, que é de 1992 - Divulgação
Uno CS 1988 registrado em Louveira (SP) terá placa COV1D19 caso substitua a chapa cinza pela Mercosul; carro é parecido com o da foto, que é de 1992
Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

09/04/2020 04h00

O Ford Mustang que ganhou a placa COV1D19 nos Estados Unidos, por iniciativa do proprietário, não é o único a trazer no documento referência explícita à doença causada pelo coronavírus.

Um Fiat Uno CS 1988 cinza registrado em Louveira, cidade do interior paulista com pouco menos de 50 mil habitantes, foi emplacado há 32 anos com os caracteres COV-1319. Se o proprietário substituir o padrão cinza atual pela placa Mercosul, ela ficará idêntica à do Mustang: COV1D19.

Isso acontece porque existe uma tabela de conversão da chapa antiga para a nova, na qual o quinto caractere, um número, é substituído por uma letra. Por total coincidência, no caso do Uno, o algarismo "3" seria trocado justamente pela letra "D".

Provavelmente devido à repercussão da história envolvendo o Mustang, que viralizou, internautas "descobriram" a existência do Fiat Uno com placa quase idêntica - para isso, eles utilizaram o aplicativo Sinesp Cidadão, que permite consultar se determinado veículo tem registro ou alerta de roubo ou furto.

Basta digitar os caracteres da respectiva placa para ter acesso à informação, além do ano, do modelo, do município de emplacamento e do final do chassi do automóvel. Se você digitar "COV1D19" no aplicativo, a conversão é feita automaticamente e aparece o Uno 1988.

O carro, cujo dono UOL Carros tenta localizar, não possui alertas do tipo e pode estar rodando por aí. Porém, isso não impediu que a história virasse "meme" nas redes sociais.

Um usuário do Twitter postou a tela do aplicativo com a placa, acompanhada da frase "Urgente: coronavírus (covid-19) vitimiza primeiro Uno em Louveira (SP)". A publicação ontem já tinha mil curtidas e mais de 200 compartilhamentos. Veja:

Postagens também apareceram no Facebook. Duas delas ontem somavam mais de mil interações cada.

Na seção de comentários, muitos fizeram graça. "Sou de Vinhedo [SP], cidade vizinha [a Louveira], nem vou mais lá", disse um usuário. "Fiat-vírus", escreveu outro. "Se colocar álcool no tanque, o carro morre", postou um terceiro internauta.

Vale destacar que carros registrados antes de a placa Mercosul entrar em vigor só precisam fazer a troca quando houver mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano do dispositivo.

A substituição também está prevista em caso de transferência do registro para outro município ou Estado.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Publicamos foto do Uno europeu e a legenda dizia que o carro foi registrado em Limeira (SP) - na verdade, o Fiat foi emplacado em Louveira (SP). A foto já foi substituída e a informação, corrigida.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.