PUBLICIDADE
Topo

Veja 5 dicas para não cair em roubada antes de comprar carro online

Analisar condições de compra é uma das recomendações ao comprar carro online - Rodolfo Bührer/Divulgação
Analisar condições de compra é uma das recomendações ao comprar carro online
Imagem: Rodolfo Bührer/Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/04/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Plataformas de compra de carro viraram alternativas diante de comércio fechado
  • Pesquisar em várias lojas sem precisar se deslocar é grande vantagem de compra online
  • Comprador deve observar condições de compra e garantias antes de fechar negócio

O coronavírus pode ter atrapalhado os planos de quem estava pensando em trocar de carro. O fechamento do comércio em muitos estados obrigou o cliente a realizar todo o processo de forma virtual. Porém, antes de fechar negócio, o comprador precisa tomar alguns cuidados.

Definir o perfil de automóvel desejado

Parece óbvio, mas, antes de pesquisar preços e condições, o passo inicial é definir qual tipo de carro você quer comprar. E não estamos falando apenas do segmento: vale a pena enumerar porte, ano de fabricação, motorização, cor, quilometragem e itens de série e opcionais.

Perder menos tempo procurando seu futuro carro não é a única vantagem. "Quanto mais detalhado for esse perfil, mais poder se ganha para conseguir barganhar", afirma Victor Raful, CEO da DigiCarro, plataforma digital que realiza cotação, comparação e negociação de carros 0km com concessionárias.

Pesquise e negocie

Foi-se o tempo em que a única forma de pesquisar e comprar um automóvel era visitando as lojas. A internet oferece vários sites e ferramentas para realizar sua pesquisa, incluindo serviços que cotam, comparam e negociam valores diretamente com vendedores. A comodidade se estende a outros serviços importantes na compra de um veículo, como cotação de seguro.

Comparar é essencial

Muita gente acha que qualquer demora pode resultar na perda de uma oferta tentadora, mas não é bem assim. Aproveitar as ferramentas de busca para comprar preços e condições de pagamentos em diferentes locais economiza tempo - afinal de contas, você faz tudo sem precisar se deslocar. Sobram plataformas que realizam a cotação e comparação de preços.

Avalie seu usado como possibilidade de troca

Seu carro atual pode ser uma ferramenta importante na troca por outro veículo. Alguns preferem vender por conta própria na tentativa de conseguir um valor melhor e, assim, ter mais recursos financeiros. Entretanto, oferecê-lo como moeda de troca para a concessionária pode ser uma alternativa interessante e, principalmente, mais segura. O avanço da internet, inclusive, permite que esse processo não só seja realizado online como atinja uma rede maior de vendedores.

Analise as condições

O último passo antes de fechar negócio é analisar cuidadosamente as condições oferecidas pelo vendedor. Descubra como pode ser feito o pagamento, a cobrança de juros nas prestações, garantias e serviços disponíveis. Muitas pessoas se levam pela empolgação de fechar negócio e não se atentam a estes fatores. Além de se informar sobre detalhes, vale a pena comparar com outras concessionárias. Assim você tem certeza do melhor negócio sem ter dores de cabeça no futuro.