Topo

Concessionária VW fechada há 16 anos mantém Fusca zero e outras raridades

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/04/2020 04h00

O lote de 13 carros zero-quilômetro guardados em um depósito por cerca de 30 anos, recentemente vendido na Argentina, não é o único caso de veículos novos que foram "congelados no tempo".

Em Estrela, pequena cidade com pouco mais de 30 mil habitantes no interior do Rio Grande do Sul, uma concessionária da Volkswagen que fechou as portas em 2001 permanece até hoje com veículos nunca rodados expostos no showroom.

A história da concessionária Comercial Gaúcha, também conhecida como Covipa, foi publicada por UOL Carros lá em 2013, com base em uma reportagem da Bufalos TV.

Na época, o espaço, embora desativado, mantinha modelos como um Fusca 1986 Última Série zerinho, além de um SP2 1975 nunca vendido. Também contava com uma Quantum que ainda trazia os plásticos nos bancos e não tinha sido emplacada, sem contar pelo menos uma Kombi com caçamba e outros dois Fuscas zero-quilômetro.

Concessionária Estrela Fusca - Reprodução - Reprodução
Kombi, SP2 e Fusca em perfeito estado repousam nas dependências da concessionária VW
Imagem: Reprodução

A reportagem entrou ontem em contato telefônico com estabelecimentos comerciais vizinhos à concessionária e confirmou que o prédio continua com veículos expostos e segue com letreiros e logotipos VW da época em que ainda estava com as portas abertas.

Atração turística

Porém, o guardião dessas preciosidades já não frequenta o local: Otmar Walter Essig, sócio da loja, hoje com cerca de 85 anos, está doente e permanece quase todo o tempo em casa, na cidade vizinha de Arroio do Meio - segundo disse um primo a UOL Carros.

"Ele ia até a concessionária todos os dias, inclusive chegava dirigindo. Mas há cerca de dois anos ficou doente e deixou de aparecer. Um dos filhos dele vai lá de vez em quando para dar uma olhada", contou a funcionária de uma oficina mecânica localizada em frente à Comercial Gaúcha.

Concessionária fantasma estrela carros zero otmar Walter Essig comercial gaúcha volkswagen - Reprodução/Google - Reprodução/Google
Concessionária mantém letreiros e carros expostos, diz funcionária de oficina vizinha; foto do Google é de 2011
Imagem: Reprodução/Google

Segundo ela, o local é uma atração turística de Estrela e até hoje recebe a visita de curiosos.

Lá em 2013, então com 79 anos, Otmar Walter Essig seguia a rotina diária de ir até a concessionária, onde chegava por volta das 6h30 e tomava seu chimarrão.

Segundo ele relatou na época, a loja fechou em 2004 porque a Volkswagen decidiu encerrar o contrato com concessionárias que vendiam menos de 60 veículos por mês - a Covipa, de acordo com Essig, tinha uma média de 25 vendas mensais.

Viúvo, ele continuou a visitar o antigo local de trabalho, que mantinha limpo e organizado, inclusive com ferramentas nas paredes e estoque de peças originais de reposição - que, eventualmente, vendia.

Tentamos contato com dois filhos de Essig, para saber quais são os planos da família para o espaço e os carros, mas eles não responderam até o momento.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.