Topo

Verdade ou lenda? Maradona já fez pedido que deixou a Ferrari indignada

Do UOL

Em São Paulo (SP)

05/04/2020 04h00

Com o passar dos anos, cada vez mais histórias reais vão sendo "floreadas" e virando grandes folclores, principalmente se envolvem personagens lendários e seu círculo de relacionamento interno - ou seja, um convívio pouco documentado e que poucos têm acesso. E há aqui outro exemplo de como alguns anos podem fazer uma história normal ganhar contornos épicos, como relembrou o site Auto Blog.

Empresário de Diego Maradona nos anos 1980, Guillermo Coppola já contou várias vezes a história da Ferrari preta do jogador, comprada após o título na Copa do Mundo do México, em 1986 (basta dar um Google para conferir alguma destas entrevistas). E ela parece ter ganhado novos contornos com o passar dos anos.

Segundo Coppola, Maradona ordenou ao empresário que lhe conseguisse a "nova Ferrari" na cor preta com estofamento branco. O empresário, porém, mistura a história de dois modelos icônicos da marca italiana: a Testarossa, modelo de rua com todas as comodidades da época, e a F40, projeto comemorativo aos 40 anos da empresa e que só foi produzido na cor Rosso Corsa por ordem do próprio Enzo Ferrari.

De acordo com o agente, a Ferrari ficou indignada com o pedido de uma Ferrari preta, por se tratar de um modelo comemorativo que teria apenas 400 unidades produzidas (no fim foram 1.315 F40 produzidas) e ele teve que ter conversas com Enzo para que tudo fosse solucionado.

O empresário conta que a Ferrari preta com estofamento branco que Maradona queria custou cerca de US$ 370 mil, com US$ 130 mil sendo só pela pintura. E, para piorar, o jogador teria ficado descontente com o veículo pelo fato de não ter sequer ar-condicionado ou rádio, já que a F40 é um modelo de pista que não conta com comodidades que possam influenciar em seu peso e desempenho.

No fim, Coppola ainda teria enrolado o presidente do Napoli, Corrado Ferlaino, que comprou o veículo para dá-lo de presente ao jogador em seu retorno vitorioso à Itália após a Copa do Mundo. O empresário teria cobrado do dirigente um valor maior do que o que foi realmente pago e lucrado com a negociação.

A verdade, porém, é que Maradona teve duas Ferrari: uma F40 vermelha e uma Testarossa preta (que pode ser vista neste vídeo). Este segundo modelo, que contava com os confortos da época, era possível de ser adquirido nesta cor de fábrica, desde que se pagasse a mais por isso. E Maradona sequer havia sido o primeiro a solicitar uma Testarossa preta: quem fez o pedido foi o ator Sylvester Stalone.

No entanto, pelo fato de o jogador ter tido ambos os modelos em pouco tempo, o empresário une os dois carros (voluntariamente ou não) quando conta sua história, que geralmente arranca risadas em suas bem-humoradas entrevistas. Mais lenha na fogueira do folclore daquele que é um dos maiores jogadores de todos os tempos.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Verdade ou lenda? Maradona já fez pedido que deixou a Ferrari indignada - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cultura do carro