Topo

Audi anuncia novo Q5 Sportback e mais 19 modelos novos para 2020

Do UOL

Em São Paulo (SP)

20/03/2020 11h02

Presidente da Audi, Bram Schot declarou que a montadora irá lançar ainda neste ano aproximadamente 20 modelos novos. Além de um A3 com novo design e um Q2 com reestilizado, a marca também verá a estreia de um novo Q5 Sportback.

Poucos detalhes foram revelados do modelo que irá concorrer com BMW X4 e Mercedes GLC. Provavelmente o carro será baseado no Q5 visto em testes no ano passado com novo visual. O nome também sugere que o carro será um crossover cupê. Além disso, a Audi não deu muitos detalhes, mas sugere que quatro novos híbridos plug-in são esperados. Cinco carros 100% elétricos serão lançados, com um deles sendo o e-tron GT.

Chefe de finanças da Audi, Dr. Arno Antlitz disse que por enquanto veículos elétricos não dão o mesmo lucro de carros a combustão. Entretanto, é algo que a marca quer mudar, focando em três aspectos que prometem aumentar a lucratividade destes modelos.

Em primeiro lugar, a marca está desenvolvendo "um portfólio de carros elétricos atraentes". Depois, ele prevê que "reduzir a complexidade onde puder" fará que modelos sejam simplificados. "Estou firmemente convencido de que as características únicas dos veículos elétricos nos permitirão atender às expectativas dos clientes com menos modelos", disse Antlitz.

Por último, a Audi espera que seu relacionamento com a Volkswagen e a Porsche a ajude a reduzir custos. A fabricante está trabalhando com a Porsche na plataforma PPE para veículos premium, enquanto os elétricos "compactos e médios" serão feitos na plataforma MEB da Volkswagen. A empresa diz que os modelos baseados em MEB oferecerão aos clientes um "produto superior e um preço atraente".

Até 2025, a Audi quer ter 30 modelos eletrificados, incluindo cerca de 20 veículos 100% elétricos. Atualmente, quase 40% de todos os veículos produzidos pela Audi são híbridos ou elétricos.

A Audi também declarou que vendeu 1,85 milhão de veículos em 2019 lucrando US$ 4,8 bi (R$ 24,1 bi). Entretanto, os executivos da marca reconhecem que 2020 pode ser um ano mais complicado devido ao coronavírus.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.