PUBLICIDADE
Topo

GM e Mercedes-Benz anunciam férias coletivas a empregados no Brasil

Fábrica da GM em Gravataí (RS) produz Onix e Onix Plus e também vai parar a produção de automóveis durante cerca de 2 semanas - Omar Freitas/Agência RBS/Folhapress
Fábrica da GM em Gravataí (RS) produz Onix e Onix Plus e também vai parar a produção de automóveis durante cerca de 2 semanas Imagem: Omar Freitas/Agência RBS/Folhapress

Do UOL, com informações da Agência Brasil

Em São Paulo (SP)

18/03/2020 20h55

A General Motors (GM) decidiu hoje (18) conceder férias coletivas aos seus empregados no Brasil, a partir de 30 de março. Segundo a montadora, a medida ocorreu em razão da necessidade de um ajuste de produção.

"Com o objetivo de ajustar a produção à demanda do mercado, a GM concederá férias coletivas aos seus empregados no Brasil a partir do dia 30 de março", disse em nota.

As férias vão até 12 de abril, conforme comunicados a funcionários das unidades de São Caetano do Sul (SP) e Gravataí (RS), aos quais UOL Carros teve acesso.

Cartaz férias coletivas GM São Caetano do Sul - Reprodução - Reprodução
Comunicado na fábrica de São Caetano do Sul (SP) informa funcionários a respeito da paralisação
Imagem: Reprodução

O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos considerou, no entanto, que o início do afastamento dos trabalhadores no dia 30 é "tardio", e cobrou a liberação dos empregados imediatamente.

"O sindicato considera tardio o início das férias apenas no dia 30 e reivindica que todos os funcionários sejam liberados imediatamente. A expansão do contágio da população pelo coronavírus está crescendo diariamente, o que exige medidas urgentes por parte das empresas", disse em nota.

O sindicato anunciou mais cedo que vai reivindicar a todas as empresas metalúrgicas da região a concessão de estabilidade de emprego e licença remunerada aos trabalhadores.

Mercedes-Benz

Em razão da disseminação do coronavírus, a Mercedes-Benz confirmou hoje (18) que também concederá férias coletivas de 20 dias, de 30 de março até 19 de abril, aos seus empregados no Brasil.

Segundo a empresa, está previsto o retorno das atividades em 22 de abril, "dependendo da situação do País", disse a montadora em nota.

A Mercedes ressaltou ainda que os serviços essenciais da marca serão mantidos, "com todos os cuidados necessários, a fim de atender os nossos clientes que possuem veículos em circulação".

A montadora disse também que as medidas foram negociadas com os sindicatos de todas as suas unidades.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.