Topo

Coronavírus: Mercedes anuncia férias coletivas; CAOA Chery demite 59

Fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) - Divulgação
Fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP) Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/03/2020 16h17

O efeito do coronavírus na economia começa a atingir as montadoras no Brasil. A Mercedes-Benz anunciou hoje que dará férias coletivas aos trabalhadores de todas as suas unidades a partir do próximo dia 30. Já a CAOA Chery encerrou sua produção de motores em Jacareí (SP) e demitiu 59 funcionários.

Segundo comunicado enviado pela Mercedes, a montadora alemã antecipou a vacinação de seus funcionários contra a gripe, realizando campanha entre hoje e o próximo dia 24.

As atividades de produção serão paralisadas a partir da próxima quarta, com folgas debitadas do banco de horas referentes aos dias 25, 26 e 27 de março, além de 20 de abril. Já as férias coletivas entrarão em vigor entre 30 de março e 19 de abril.

A montadora planeja retomar as atividades no dia 22 de abril, mas admite que o período de paralisação pode ser maior dependendo da situação do país.

Hoje a Mercedes-Benz conta com fábricas em três cidades brasileiras. Em Iracemápolis (SP) produz os carros Classe C e GLA, enquanto em São Bernardo do Campo (SP) e Juiz de Fora (MG) são feitos veículos comerciais leves e caminhões.

Outra marca afetada pelo coronavírus foi a CAOA Chery. A montadora encerrou a produção de motores na fábrica de Jacareí (SP) e demitiu 59 funcionários - o que corresponde a 10% do quadro de funcionários da planta -, revelou o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região.

A fábrica de Jacareí é responsável pela produção dos modelos Arrizo 5 e Tiggo 2 - e, em breve, iniciará a fabricação do Arrizo 6. Os funcionários demitidos trabalhavam na produção e na área administrativa.

"Esta semana, o Sindicato protocolou uma carta na Chery, com pedido de licença remunerada para todos os trabalhadores, como prevenção ao coronavírus. Uma reunião entre Sindicato e empresa sobre este assunto deve acontecer ainda esta semana", explicou a entidade.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.