Topo

Picape e novo 208: o que Peugeot planeja para voltar a bombar no Brasil

Feito na Argentina, novo 208 estreia plataforma modular CMP na América do Sul - Divulgação
Feito na Argentina, novo 208 estreia plataforma modular CMP na América do Sul
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo

28/02/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Plano "Virada Brasil" pretende conquistar 5% do mercado até ano que vem
  • Fabricante vai lançar quatro modelos inéditos no Brasil até 2023
  • Novo 208 e picape Landtrek são dois dos lançamentos mais importantes

A Peugeot está longe de ameaçar as grandes montadoras da indústria nacional. Segundo o relatório de emplacamentos da Fenabrave, a marca não ficou nem entre as 10 maiores em participação de mercado em 2019.

Porém, se depender da PSA (dona das marcas Peugeot e Citroen), este cenário vai mudar nos próximos anos. E parte desta mudança passa por novos e importantes lançamentos.

Desde 2018 a PSA trabalha no plano "Virada Brasil", no qual almeja conquistar 5% do mercado nacional até 2021. Em recente visita ao Brasil, o CEO da Peugeot, Jean-Philippe Imparato, revelou que a empresa vai lançar quatro novos produtos no Brasil até 2023.

Dois deles são muito importantes para as pretensões da marca: o novo 208 e a picape média feita para encarar Toyota Hilux e companhia.

Novo 208: para repetir o 206

Peugeot 208 1 - Fabrice Cofrini/AFP - Fabrice Cofrini/AFP
Novo 208 fez estreia mundial no Salão de Genebra de 2019
Imagem: Fabrice Cofrini/AFP

A Peugeot joga todas as suas fichas no novo 208. Produzido na fábrica de El Palomar, na Argentina, o hatch estreia no Brasil ainda no primeiro semestre.

A meta da empresa é estabelecer um novo patamar entre os hatches compactos. A inspiração vem de um antigo sucesso.

"O Novo 208 representará uma ruptura no segmento hatch no mercado nacional. Ele tem o DNA da marca e a mesma força revolucionária do Peugeot 206", declarou Ana Theresa Borsari, country manager da Peugeot Brasil.

Peugeot 208 2 - Divulgação - Divulgação
Estilo ousado do hatch será idêntico ao modelo europeu
Imagem: Divulgação

O design moderno não será seu único chamariz. O 208 estreia a moderna plataforma modular CMP, que será aproveita em futuros modelos das marcas da PSA.

O hatch também deve ter tecnologias de assistência a condução, como piloto automático adaptativo e frenagem autônoma de emergência. São grandes as chances de o 208 ter ainda uma versão elétrica, já que unidades pouco camufladas foram flagradas em testes pelas ruas de São Paulo.

Novo Peugeot 208 é flagrado quase sem disfarces em SP - Bruno Campitelli/Arquivo pessoal - Bruno Campitelli/Arquivo pessoal
Imagem: Bruno Campitelli/Arquivo pessoal

"Hilux da Peugeot"

Landtrek é o nome da nova picape da Peugeot. Feita para competir no segmento de picapes médias, ela deve ser lançada no Brasil em 2021. Um pouco antes, caberá ao México a primazia de receber o produto já no segundo semestre deste ano.

Peugeot Landtrek 1 - Divulgação - Divulgação
Picape Landtrek deve estrear no mercado brasileiro apenas em 2021
Imagem: Divulgação

A América Latina será a primeira região a conhecer a Landtrek, que será vendida na África e alguns mercados da Ásia. Cautelosa, a PSA adotou uma conhecida rival como referência no desenvolvimento do projeto.

"Nossa referência no desenvolvimento do projeto foi a Toyota Hilux. Precisamos lançar um produto que tenha o mesmo nível de confiabilidade. Sabíamos que um dia a gente lançasse um produto nesta categoria ele precisaria ser imparável e fácil de reparar", afirmou Imparato durante sua passagem no Brasil.

Kaicheng F70 - Divulgação - Divulgação
Projeto da Landtrek foi feito com a Changan, que já vende a Kaicheng F70
Imagem: Divulgação

O projeto, porém, não foi feito exclusivamente pelos franceses. A Landtrek deriva da Kaicheng F70, fabricada pela chinesa Changan. As imagens revelam que as picapes compartilham diversos componentes: a traseira, por exemplo, é praticamente idêntica nos dois modelos.

Suas dimensões estão na média da concorrência, com 5,33 m de comprimento e 1,92 m de largura. A capacidade de carga passa de 1 tonelada.

Peugeot Landtrek 2 - Divulgação - Divulgação
Engenheiros da Peugeot tiveram Toyota Hilux como referência no projeto
Imagem: Divulgação

A Peugeot ainda não revelou onde a Landtrek vendida no Brasil será produzida. Argentina e Uruguai estariam no páreo, sendo que o segundo país deve ficar com a preferência da matriz.

Carro para PCD é diferente de veículo 'comum'? Entenda como funciona

UOL Carros