Topo

Novo Peugeot 208 é visto quase sem disfarces em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

13/02/2020 11h49

A dois meses do lançamento no Brasil, o novo Peugeot 208 já não tem mais pudores: foi visto ontem rodando por São Paulo, praticamente sem camuflagem. Alguns adesivos cobriam as lanternas traseiras, molduras dos para-lamas e logotipos da marca, mas nada que chegasse a disfarçar o carro. O flagra foi feito pelo leitor Bruno Campitelli na rua Antônio de Oliveira, no bairro do Morumbi.

A segunda geração já está em produção. Não mais na fábrica brasileira da Peugeot, em Porto Real (RJ), de onde saiu o primeiro 208, mas em El Palomar, na Argentina. Ele será oferecido com uma variante com turbo do motor 1.2 de três cilindros que já equipa o 208 atual. No mercado europeu, esse propulsor tem potência de 130 cv, com injeção direta de combustível. A título de comparação, o 1.2 sem turbo do 208 atual rende 82 cv.

O hatch será o primeiro modelo feito sobre a nova plataforma CMP a ser vendido no Brasil. Em 2021, essa base será usada pela quarta geração do Citroën C3, com fabricação na planta fluminense, como o colunista de UOL Carros Fernando Calmon noticiou em outubro.

Para poder fabricar carros derivados da plataforma CMP no Brasil, a Peugeot teve de investir R$ 220 milhões na modernização da fábrica de Porto Real.

Novo Peugeot 208 é flagrado quase sem disfarces em SP - Bruno Campitelli/Arquivo pessoal - Bruno Campitelli/Arquivo pessoal
Imagem: Bruno Campitelli/Arquivo pessoal

Novo 208 tem missão de promover "virada" para a marca

A missão do novo 208 não é das mais fáceis: tentar ajudar a marca francesa a deslanchar no País. O modelo mais vendido da Peugeot em 2019 por estas bandas foi o SUV 2008, que teve apenas 8.693 unidades emplacadas em todo o ano, o que lhe rendeu um discreto 49º lugar no ranking. A marca fechou o acumulado de 2019 com 0,76% de participação no mercado, atrás até mesmo da Caoa Chery (que teve em 2019 seu primeiro ano "cheio" no País).

"O novo 208 representará uma ruptura no segmento hatch no mercado nacional. Ele tem o DNA da marca e a mesma força revolucionária do Peugeot 206, um carro que conquistou o consumidor", disse Ana Theresa Borsari, presidente da Peugeot do Brasil.

Esse lançamento será o primeiro produto de uma nova etapa do plano estratégico da marca chamado "Virada Brasil". Durante visita ao País, o CEO mundial da Peugeot, Jean-Philippe Imparato, revelou que a marca terá um lançamento no mercado brasileiro por ano até 2023.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.