Topo

Nissan Leaf autônomo realiza viagem de 370 km no Reino Unido

Nissan Leaf autônomo faz viagem de 370 km no Reino Unido - Divulgação
Nissan Leaf autônomo faz viagem de 370 km no Reino Unido Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

05/02/2020 14h33

Pesquisadores britânicos concluíram com sucesso uma jornada de 370 km em um Nissan Leaf autônomo. O caminho escolhido para o experimento contava com todos os tipos de trechos rodoviários, incluindo rotatórias e vias em zonas rurais.

Financiado em conjunto com o governo britânico, o projeto intitulado de HumanDrive teve participação de outros nove parceiros. Seu custo total foi de US$ 17 milhões (aproximadamente R$ 72,2 milhões na conversão atual).

Além da navegação, o projeto também se concentrou em tecnologias de aprendizagem de inteligência artificial e em como elas podem melhorar a experiência dos usuários e seu conforto nos veículos autônomos.

"O projeto HumanDrive nos permitiu desenvolver um veículo autônomo que pode enfrentar os desafios encontrados nas estradas do Reino Unido que são exclusivos para esta parte do mundo, como rotatórias complexas, pistas de alta velocidade sem marcações, linhas brancas e meios-fios", disse o gerente de projetos da Nissan Europa, Bob Bateman.

Ministro de negócios do Reino Unido, Nadhim Zahawi também destacou a importância do projeto, principalmente pelo fato de o experimento ter sido realizado com um carro elétrico.

"Concluir com segurança a maior viagem autônoma da Grã-Bretanha é uma conquista incrível para a Nissan e o consórcio HumanDrive, e um grande passo em direção à implantação de carros sem motorista nas ruas do Reino Unido", afirmou.

"Este projeto é um exemplo brilhante de como a indústria autônoma, trabalhando com o governo, pode impulsionar a tecnologia para beneficiar a mobilidade das pessoas enquanto ajuda a reduzir as emissões de carbono".

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.