Topo

VW começa a fabricar rival do Compass e câmbio que poupa combustível

Na China, Volkswagen tem o Tharu, SUV com porte e especificações parecidas com as do futuro "anti Compass" que será fabricado na Argentina e vendido no Brasil - Vitor Matsubara/UOL
Na China, Volkswagen tem o Tharu, SUV com porte e especificações parecidas com as do futuro "anti Compass" que será fabricado na Argentina e vendido no Brasil
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

03/02/2020 15h07

A Volkswagen confirmou hoje investimento de US$ 800 milhões para dar início à produção pré-série do projeto Tarek e do novo câmbio manual MQ281 na Argentina.

O aporte corresponde a R$ 3,39 bilhões na conversão direta no câmbio de hoje.

O projeto Tarek, que será produzido na fábrica de Pacheco, dará origem a um SUV médio rival do Jeep Compass, enquanto a nova transmissão, mais leve, promete engates mais precisos e silenciosos, menor consumo de combustível e menos emissões de poluentes.

O câmbio, por sua vez, terá fabricação na unidade de Pacheco e vai substituir, ao menos parcialmente, a transmissão manual hoje disponibilizada pela VW no País.

Volkswagen Tarek (traseira) - Vitor Matsubara/UOL - Vitor Matsubara/UOL
Volkswagen Tharu chinês tem porta-malas com capacidade para 445 litros de bagagens
Imagem: Vitor Matsubara/UOL

O lançamento do Tarek na Argentina está previsto para 2021, conforme o gerente executivo de lançamento do Projeto Tarek, Leonardo Ezcurra, revelou ao site "Argentina Autoblog". A data de estreia no Brasil ainda não foi anunciada.

A produção das primeiras unidades do novo SUV médio começa em março, com 20 exemplares. Esses protótipos, e outros que serão feitos ao longo deste ano, vão servir para ajustar a linha de montagem e detectar eventuais problemas até o início da produção em larga escala, com início previsto para janeiro de 2021, precedendo o lançamento comercial do modelo em território brasileiro.

Como será o novo utilitário esportivo

Volkswagen Tarek - Divulgação - Divulgação
Revelado na China em 2018, Tarek será "herdeiro espiritual" do antigo Tiguan, chegando em 2021
Imagem: Divulgação

Conforme antecipado pelo colunista de UOL Carros Fernando Calmon, o novo utilitário esportivo não se chamará Tarek. O SUV também é vendido na China, onde se chama Tharu, e no Brasil será posicionado entre T-Cross e Tiguan Allspace.

Segundo o "Argentina Autoblog", o Projeto Tarek será vendido inicialmente apenas com motor 1.4 TSI de 150 cv e torque máximo de 25,5 kgfm, associado à transmissão automática Tiptronic de seis marchas e apenas com tração dianteira. A suspensão será independente nas quatro rodas.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.