Topo

Novo SUV compacto da Toyota já roda em testes, porém 'disfarçado' de CH-R

Reprodução
Imagem: Reprodução

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

02/02/2020 12h40

O novo SUV compacto que a Toyota vai lançar no Brasil em 2021 já está em testes, porém "disfarçado" como outro modelo. Recebemos do leitor Max as fotos que você vê aqui, tiradas na Avenida do Estado, no sentido de São Bernardo do Campo (SP) - onde fica a sede da montadora japonesa no País.

Apesar da camuflagem na dianteira e na traseira, os mais atentos vão identificar que se trata de um Toyota CH-R. Porém, após ser cogitado, o utilitário esportivo foi descartado para o nosso mercado por ser muito caro - conforme UOL Carros já informou.

Consultamos a Toyota para saber se houve uma mudança nos planos e a empresa foi clara: o CH-R permanece descartado para o Brasil. Então por que o modelo está em testes aqui?

Flagra Toyota CH-R mula novo SUV compacto testes segredo traseira - Reproducão - Reproducão
CH-R tem estilo até mais arrojado que o do HR-V; Toyota diz que SUV ficaria muito caro no Brasil
Imagem: Reproducão

O exemplar em questão é, na verdade, uma "mula" para o desenvolvimento do SUV pequeno que a fabricante começa a produzir em Sorocaba (SP) a partir de março de 2021, mediante investimento de R$ 1 bilhão.

Faz todo o sentido: o CH-R tem uma série de elementos estruturais e componentes mecânicos que serão compartilhados com o futuro utilitário esportivo nacional, incluindo a opção de propulsão híbrida já disponível para o Corolla 2020.

Os três modelos são ou serão fabricados sobre variações da plataforma global e modular TNGA - no caso do SUV a ser produzido no interior paulista, a base será a DNGA, para modelos mais simples e compactos.

O CH-R já roda há um bom tempo no Brasil - anteriormente, foi "mula" para a nova geração do Corolla, lançada em setembro do ano passado.

Toyota Raize é a essência do SUV inédito

Toyota Raize dianteira - Divulgação - Divulgação
Raize lembra um RAV4 em miniatura: mede 3,99 m de comprimento, 1,69 m de largura e 2,52 m de entre-eixos
Imagem: Divulgação

A essência do novo utilitário esportivo nacional foi revelada no começo deste mês no Salão de Tóquio, com o lançamento do Toyota Raize.

Trazendo visual inspirado no RAV4 e porte menor que o do Volkswagen T-Cross, o Raize é construído sobre a plataforma DNGA, versão compacta da base TNGA utilizada no Corolla 2020.

Na especificação para o mercado japonês, o pequeno SUV mede 3,99 m de comprimento, 1,69 m de largura e 2,52 m de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade para 369 litros.

A título de comparação, o T-Cross tem, respectivamente, 4,20 m, 1,76 m e 2,65 m. O porta-malas do utilitário esportivo da VW traz capacidade para 373 litros. Como a base DNGA é modular, há chance de as medidas do Raize serem ampliadas na versão brasileira. Aqui, o SUV pode também trazer outro nome e alterações no estilo.

As vendas já começaram no Japão, com preço inicial de 1,679 milhão de ienes (cerca de R$ 65 mil na conversão direta). A configuração mais cara chega a 2.282.200 ienes ou R$ 88 mil.

No país asiático, ele tem um "irmão gêmeo" quase idêntico: o Rocky, comercializado com o emblema da Daihatsu. Pertencente à Toyota, a Daihatsu desenvolveu o conceito DN Trec, que deu origem à dupla.

Pesa menos de 1 tonelada

Toyota Raize traseira - Divulgação - Divulgação
Traseira traz lanternas horizontais unidas por uma barra na tampa do porta-malas, que leva até 373 litros
Imagem: Divulgação

A parte mecânica do Raize japonês traz motor 1.0 turbo de 98 cv e 14,3 kgfm de torque, com transmissão CVT híbrida, mesclando engrenagens e polia. Lá fora, pode ser configurado com tração dianteira ou integral. Segundo a Toyota, o consumo médio chega a 18,6 km/l nas variantes 4x2.

A suspensão traz sistema McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, enquanto o peso é inferior a uma tonelada.

Conforme Ricardo Ribeiro, colaborador de UOL Carros, o SUV terá no Brasil uma versão com o mesmo conjunto híbrido flex do Corolla, combinando motor elétrico com uma unidade bicombustível de 1,8 litro.

Painel digital e frenagem automática

Toyota Raize cabine - Divulgação - Divulgação
Cabine pode trazer painel digital e central multimídia de 9 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay
Imagem: Divulgação

Por fora, o Toyota Raize tem estilo inspirado no novo RAV4, investindo nas formas retilíneas para reforçar a sensação de robustez. Conta com opção de pintura em dois tons, conferindo o efeito de "teto flutuante" que está na moda, e pode ser equipado com rodas de liga leve de 17 polegadas. A traseira exibe lanternas horizontais unidas por uma barra que atravessa a tampa do porta-malas.

Por dentro, destaque para o painel de instrumentos digital em tela TFT configurável de sete polegadas e alta resolução, disponível nas versões mais equipadas, e para a central multimídia tátil de nove polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay.

Toyota Raize painel - Divulgação - Divulgação
SUV pode trazer painel em tela colorida de 7 polegadas e controle de velocidade de cruzeiro adaptativo
Imagem: Divulgação

Quanto à segurança, a Toyota afirma que a nova plataforma DNGA viabilizou uma carroceria de alta rigidez, utilizando aços de alta resistência em pontos estratégicos para melhor absorção de impactos e baixo peso.

Além disso, o Raize japonês conta com o pacote Smart Assist, que engloba controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, câmera de ré e até um sistema que detecta se o motorista pisou por engano no acelerador em vez do freio ao manobrar, minimizando os danos de uma eventual batida.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.