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Testamos: Troller TX4 alia conforto de automático com valentia de sempre

Troller TX4 custa quase R$ 27 mil a mais que versão com câmbio manual - Divulgação
Troller TX4 custa quase R$ 27 mil a mais que versão com câmbio manual
Imagem: Divulgação

Vitor Matsubara

Do UOL, em Tatuí (SP)

31/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Jipão usa motor 3.2 de 200 cv e câmbio automático da Ranger
  • TX4 sai por R$ 167.530, quase R$ 27 mil a mais que a versão manual
  • Carro tem ótimos ângulos de ataque e saída; tração 4x4 pode ser acionada a até 120 km/h

Dirigir um Troller T4 na cidade é no mínimo um desperdício. Não há motivo para justificar o por que de usar um jipão capaz de vencer quase qualquer tipo de obstáculo para encarar o anda-e-para das cidades.

Porém, há quem insista em gastar mais de R$ 130 mil só para ver o mundo lá de cima. Para esse tipo de público a Troller traz uma boa novidade: o TX4, o primeiro jipe da marca equipado com câmbio automático.

"Ouvimos os clientes, que há muito tempo pediam a opção da transmissão automática, e acrescentamos outros equipamentos de funcionalidade e estilo para criar o TX4", afirma Demétrio Fleck, gerente de Marketing, Vendas e Serviços da Troller.

A transmissão de seis marchas é conhecida de quem está habituado com as picapes da Ford. Isso porque a caixa é a mesma utilizada na Ranger, que também compartilha o motor 3.2 turbodiesel de 200 cv e 47,9 kgfm.

Levar o TX4 para casa, porém, vai custar bem mais caro: o novo modelo sai por R$ 167.530, uma diferença de R$ 26.630 para os R$ 140.900 cobrados pelo T4 manual.

Feito para a trilha

Se serve de consolo, o TX4 traz mais do que "apenas" o câmbio automático. Ele vem com uma série de acessórios projetados para uso pesado no off-road. Anote aí: snorkel, para-choques, estribos e protetores dianteiro e traseiro feitos de aço, faróis com lâmpadas brancas, acendimento automático dos faróis, pintura em dois tons (com a parte de cima em um tom diferente de azul chamado Azul Naval), faróis auxiliares de LED feitos pela Hella, ganchos de fixação para cadeirinhas ISofix e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes.

"Caso todos esses itens fossem adquiridos separadamente, eles somariam em torno de R$ 33 mil, mas eles acrescentam cerca de R$ 25.700 no preço final do TX4", diz Demétrio.

O jipão ainda vem com teto solar duplo, lanternas em LED com vedação especial, ar-condicionado digital e central multimídia JBL com tela de 6,75 polegadas e suporte a Android Auto e Apple CarPlay.

Troller TX4 painel - Divulgação - Divulgação
Interior do TX4 aproveita peças de vários modelos da Ford
Imagem: Divulgação

Por dentro, o TX4 traz várias peças de outros modelos da Ford, como botões dos vidros elétricos do Ka, controle dos espelhos retrovisores do finado Fiesta, volante da Ranger e tampa do porta-luvas da segunda geração do Ka. Porém, o jipe insiste em não trazer airbag duplo frontal, aproveitando-se de uma brecha na lei que dispensa veículos fora-de-estrada da obrigatoriedade das bolsas infláveis.

Outra novidade do Troller TX4 é o diferencial traseiro blocante, conhecido pela sigla LRD. O sistema, que é acionado por um botão no console, identifica quando uma das rodas está sem aderência e distribui o torque de forma contínua mesmo em pisos escorregadios ou desnivelados para facilitar a transposição de obstáculos.

Imparável

Participamos de um test-drive na pista off-road montada pela Ford em seu Campo de Provas em Tatuí, no interior de São Paulo. A pista, que foi aberta à imprensa pela primeira vez, possui obstáculos de dificuldade média e alta. Há troncos, aclives em piso de lama, areia, fossos de água, travessias estreitas e rampas com inclinações de 10º e 15º.

O TX4 exibiu a mesma desenvoltura da versão com câmbio manual e em momento algum deu sinais de que não conseguiria transpor os obstáculos. O jipe vence trechos alagados como se estivesse andando no asfalto e ignora pisos escorregadios. Basta manter um pouco de aceleração para o carro superar as provas sem dificuldades.

Troller TX4 2 - Divulgação - Divulgação
TX4 não tem medo de trilhas e faz tudo parecer fácil
Imagem: Divulgação

O curso da suspensão é muito bom e o TX4 não judia dos ocupantes. É claro que você não vai esperar o conforto de um SUV no meio da buraqueira, mas o veículo transpõe obstáculos facilmente. Fora da lama, ele roda de forma mais suave do que imaginamos e até os pneus lameiros não fazem muito barulho em contato com o asfalto. A direção é um pouco pesada, mas nada que faça o motorista sofrer.

A Troller afirma que 55% de seus clientes usam o modelo no off-road. É por isso que os ótimos ângulos de 53º de ataque e 50º de saída impedem que o TX4 raspe em pedras, barrancos ou obstáculos que possam ameaçar sua integridade.

O jipe ainda é capaz de suportar uma inclinação de até 40º e sobe rampas de até 45º. Talvez você nunca encare uma trilha tão desafiadora assim na sua vida, mas é sempre bom saber que o Troller é capaz de superar quase tudo sem fazer esforço. Mesmo que seja só para seu ego.