Topo

Renault anuncia Luca de Meo como CEO e presidente a partir de julho

Italiano estava à frente da Seat, renunciando ao cargo em 7 de janeiro - Albert Gea/Reuters
Italiano estava à frente da Seat, renunciando ao cargo em 7 de janeiro Imagem: Albert Gea/Reuters

Do UOL, em São Paulo

28/01/2020 19h00

O Grupo Renault anunciou hoje, após reunião do conselho administrativo, o italiano Luca de Meo como novo CEO e presidente da Renault S.A. De Meo assumirá o posto em 1º de julho de 2020.

O italiano foi presidente da espanhola Seat entre novembro de 2015 e janeiro de 2020. Antes disso, passou por marcas como Lancia, Fiat, Alfa Romeo e Abarth.

De Meo substituirá a francesa Clotilde Delbos, que ocupa interinamente o cargo de diretora-executiva desde outubro, quando Thierry Bolloré foi demitido. Bolloré estava na função desde a saída de Carlos Ghosn em janeiro de 2019. Jean-Dominique Senard, que substituiu Ghosn como presidente, deve seguir na posição até julho.

Após a saída de Bolloré, os rumores que ligavam De Meo à Renault ganharam força na Europa. Em dezembro, a agência de notícias AFP afirmava que o conselho da fabricante francesa se mostrava favorável à contratação. A renúncia à presidência da Seat em 7 de janeiro reforçou os boatos.

Segundo o jornal italiano Gazzetta dello Sport, o acerto dependia de uma negociação com o grupo Volkswagen, controlador da Seat, devido a um acordo de não-concorrência.

Ainda conforme informações divulgadas pela Renault, Clotilde Delbos conta com o apoio do conselho para se tornar vice-presidente executiva a partir de julho.

Veja mais economia de um jeito fácil de entender: @uoleconomia no Instagram.

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Mais podcasts do UOL em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas.

Carlos Ghosn diz ser inocente, após fugir do Japão

Band Notí­cias