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Kia Rio chega com preço de Onix 'top' para aquecer briga de hatches premium

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/01/2020 19h00Atualizada em 29/01/2020 00h36

Com estreia no Brasil prometida desde 2015, finalmente o Kia Rio começa a ser vendido no País, com a proposta de trazer bom pacote de equipamentos para a disputada categoria de hatches premium.

Produzido na fábrica de Pesquería, no México, o modelo da marca sul-coreana chega com a missão de disputar clientes de líderes de vendas como Chevrolet Onix e Hyundai HB20, que acabam de ser renovados. Também vai brigar com rivais do calibre de Volkswagen Polo, Toyota Yaris e Honda Fit, além de Fiat Argo, Peugeot 208 e Citroën C3.

Especialmente no caso dos do Onix do HB20 e do próprio Polo, a disputa será com as versões mais equipadas da dupla, já que os preços do Rio começam em R$ 69.990 e chegam a R$ 78.990. A título de comparação, a configuração topo de linha Premier do Chevrolet parte de R$ 71.790 e a do Hyundai (Diamond Plus) custa a partir de R$ 77.990.

Kia Rio 2 traseira - Divulgação - Divulgação
Kia Rio mede pouco mais do que 4 m de comprimento e traz visual esportivo para esquentar categoria de hatches premium
Imagem: Divulgação

Os preços do Rio mencionados acima são referentes às duas versões que a fabricante trouxe ao Brasil, ambas equipadas com o mesmo motor 1.6 16v flex de 130 cv e 16,5 kgfm de torque que equipa modelos como o próprio HB20 e o Creta, da Hyundai - que é proprietária da marca Kia. Esse propulsor tem aquecimento dos bicos injetores, portanto dispensa o tanquinho de partida a frio. Também traz comando duplo variável.

O motor está longe de ser fraco, mas fica atrás de concorrentes que já oferecem opções com turbo e até injeção direta.

Confira os principais itens de série das duas configurações:

+ Kia Rio LX - R$ 69.990
Principais equipamentos de série:
central multimídia de sete polegadas com Android Auto e Apple CarPlay, sensor de chave, ajuste elétrico dos retrovisores, câmera de ré, volante multifuncional com ajuste de altura, comandos de voz, sensor de monitoramento de pressão dos pneus, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa, rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, ajuste de altura do banco do motorista, vidros elétricos, abertura das portas a distância e ar-condicionado manual.

+ Kia Rio EX - R$ 78.990
Principais equipamentos de série:
acrescenta à versão LX grade dianteira com acabamento preto brilhante, console central com porta-objetos, volante, alavanca de câmbio e bancos revestidos de couro, luzes de condução diurna em LED, lanternas em LED, vidros elétricos com função "um-toque", faróis halógenos, controle de velocidade de cruzeiro, ar-condicionado digital, luz de assistência de manobra, descansa-braço central com porta USB para o banco traseiro e retrovisores externos com rebatimento, setas integradas e aquecimento.

Kia Rio cabine geral - Alessandro Reis/UOL - Alessandro Reis/UOL
Interior do Rio é espaçoso para um hatch compacto e lembra bastante a cabine do novo Kia Cerato 2.0
Imagem: Alessandro Reis/UOL

O Rio que desembarca em solo brasileiro é da quarta e mais recente geração. Lançado há 20 anos, o hatch já teve mais de 6,7 milhões de unidades comercializadas. De acordo com a montadora, é um dos modelos da Kia campeões de venda no mundo.

Como outros modelos da Kia e da co-irmã Hyundai, a garantia de fábrica é de cinco anos ou 100 mil km rodados, o que vencer primeiro.

Por conta da cota limitada de importações, o novo hatch premium da fabricante asiática não tem como chegar ao volume de concorrentes como Onix e HB20, produzidos no Brasil. A empresa espera comercializar cerca de 2,4 mil unidades por ano.

Porém, sua meta é conquistar pelo conteúdo e pelo visual - que traz uma pitada de esportividade, remete a modelos como o novo Cerato 2.0 e está bem distante das linhas polêmicas do "primo" da Hyundai.

Maior que o HB20

Kia Rio Porta-malas - Divulgação - Divulgação
Porta-malas tem capacidade de 325 litros e é maior do que os do Hyundai HB20 e do Chevrolet Onix
Imagem: Divulgação

Medindo 4,06 m de comprimento, 2,58 m de distância entre-eixos, 1,72 m de largura e 1,45 m de altura, o Rio tem porta-malas com capacidade para 325 litros. Com essas dimensões, é 12 cm mais longo e tem entre-eixos 5 cm maior que o do HB20. Também ganha do Hyundai quanto ao espaço para bagagens, que acomoda 25 litros a mais.

Na comparação com o Onix, é 10 cm mais curto, porém ganha por 3 cm na distância entre-eixos e por 50 litros na capacidade do porta-malas.

Por dentro, a novidade exibe acabamento de qualidade para sua categoria, mesclando detalhes de acabamento metálicos com plásticos de textura agradável. Painel de instrumentos e demais comandos lembram muito o interior do novo Cerato, o que é um elogio para o compacto da Kia.

Amanhã UOL Carros terá o primeiro contato ao volante do Kia Rio e conta em breve as impressões iniciais do lançamento.

Ficha técnica

Preço: R$ 69.990 (LX) e R$ R$ 78.990 (EX)

Motor: 1.6 16V, 4 cilindros em linha, flex

Câmbio: automático de seis marchas, tração dianteira

Potência: 130 cv a 6.000 rpm (etanol)

Torque: 16,5 kgfm a 4.500 rpm

Aceleração de 0 a 100 km/h: não informada

Velocidade máxima: não informada

Consumo (urbano / rodoviário): não informado

Dimensões: comprimento, 4,06 m; altura, 1,45 m; largura, 1,72 m; distância entre eixos, 2,58 m

Porta-malas: 325 litros

Tanque: 60 litros

Peso em ordem de marcha: 1.141 kg

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Errata: este conteúdo foi atualizado
A matéria informou incorretamente, na legenda da foto do porta-malas do Kia Rio, que o nome do carro da Hyundai é HB30. O nome correto é HB20. A informação foi corrigida.
Diferentemente do que foi informado, o comprimento do Kia Rio não é 406 m, e sim 4,06 m. A informação foi corrigida.