Topo

Ford exibe nova tecnologia que alerta perigos usando "internet das coisas"

Sistema LHI da Ford - Divulgação
Sistema LHI da Ford Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

14/01/2020 14h18

A Ford criou uma nova tecnologia que avisa os motoristas dos perigos da estrada que estão à sua frente e fora de sua visão. O sistema, chamado de LHI (sigla em inglês para "Local Hazard Information", ou informações sobre perigos locais), foi mostrado na Europa e busca criar uma infraestrutura de transporte conectada.

Este sistema trabalha de forma autônoma, em vez de depender de motoristas para fornecer informações sobre acidentes, como temos atualmente em aplicativos para smartphones.

Os alertas são gerados automaticamente pela "internet das coisas", ou seja, por ocorrências registradas pelos carros à frente, como o acionamento dos airbags, uso de faróis de neblina, controle de tração, uso das luzes de emergência ou dos limpadores de para-brisa. Por isso, quanto mais carros conectados, maior a eficiência do sistema.

Assim, quando um motorista se depara com uma parada brusca, acidente ou tombamento de carga, os que vêm atrás - provavelmente fora do campo de visão - recebem um alerta. A tecnologia serve também para avisar sobre tempestades de granizo, inundações e deslizamentos de terra.

"O que torna o LHI diferente é que são os carros que estão conectados - através da Internet das Coisas", disse Joerg Beyer, diretor executivo de Engenharia da Ford Europa.

"Ele não depende de aplicativos de terceiros, o que é um grande avanço. Os seus alertas são específicos, relevantes e personalizados para ajudar a melhorar a viagem do motorista."

O Ford Puma, já apresentado na Europa, será o primeiro veículo a vir com este sistema de série. Ele será oferecido com operação gratuita até o fim do primeiro ano.

A Ford promete que o LHI estará disponível em mais de 80% de sua linha de veículos de passeio na Europa até o fim deste ano e não será um benefício exclusivo, podendo também gerar e receber alertas de carros de outras marcas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.