Topo

Empresa promete recarga de celular sem fio com 'antenas tridimensionais'

Telefone celular poderá ser carregado de vários locais no carro, afirma a empresa Yank Technologies - Divulgação
Telefone celular poderá ser carregado de vários locais no carro, afirma a empresa Yank Technologies Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo

09/01/2020 12h49

Durante a CES 2020 (Consumer Electronics Show), em Las Vegas (EUA), a companhia Yank Technologies apresentou uma novidade que poderá ser o futuro do carregamento de telefones móveis dentro de veículos.

Com alguns carros já oferecendo carregamento sem fio para celulares, o sistema em questão promete ir além e carregar os aparelhos de qualquer ponto dentro do automóvel, sem a necessidade de utilizar uma base fixa - como acontece atualmente.

A tecnologia é baseada em conjuntos de antenas tridimensionais e amplificadores de sinal. Assim, a única necessidade é que o telefone seja compatível com a tecnologia de recarga sem fio já existente. Além disso, a empresa diz que o sistema é capaz de carregar vários telefones ao mesmo tempo.

A Yank assegura que o sistema não faz mal às pessoas, já que emite apenas 0,06 watts por kg de radiação, enquanto um telefone na orelha emite entre 1,1 e 1,5 watts por kg.

"Os telefones possuem antenas gigahertz, como o Wi-Fi", disse a empresa.

"Nossa tecnologia opera nas bandas de baixa frequência megahertz ISM. Quanto maior a frequência, maiores são os níveis de campo elétrico e, por sua vez, mais prejudicial o padrão de radiação."

"Assim, mesmo que estejamos transmitindo mais energia do que um telefone, ele tem um comprimento de onda muito maior e, portanto, é na verdade uma exposição à radiação mais segura."

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Descubra o mundo dos carros dos famosos e conheça os modelos de carros de luxo que fazem sucesso entre as celebridades, além dos modelos básicos que elas usam. Explore fotos e curiosidades sobre os carros mais icônicos do mundo dos famosos e apaixone-se pelo universo automotivo.