PUBLICIDADE
Topo

Ford usa realidade virtual para botar motoristas na pele de ciclistas

Motoristas usam tecnologia de realidade virtual para vivenciar experiências de ciclistas - Divulgação
Motoristas usam tecnologia de realidade virtual para vivenciar experiências de ciclistas
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

06/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Programa é realizado com motoristas de vans de entregas e ciclistas
  • Objetivo é fazer com que motoristas vivenciem dificuldades dos ciclistas e vice-versa
  • Pesquisa mostrou que 60% dos participantes mudaram hábitos ao volante

A Ford aproveitou a realidade virtual para buscar uma maior empatia entre motoristas e ciclistas no trânsito. A fabricante lançou uma iniciativa na qual motoristas de empresas de entrega experimentaram o ponto de vista de um ciclista - e vice-versa.

O programa da montadora, chamado de WheelSwap ("Troca de Direção"), está sendo realizado na Europa em parceria com algumas empresas do setor de entregas.

Das 1.200 pessoas que já participaram, 91% se disseram dispostas a mudar seus hábitos ao volante. De acordo com a montadora, um levantamento feito duas semanas após o programa com os mesmos participantes mostrou que 60% dos motoristas e ciclistas realmente mudaram seus hábitos de dirigir.

"É importante para a Ford que todas as pessoas possam chegar ao seu destino com segurança. Apoiamos totalmente a diversidade nas soluções de entrega e a ampliação do uso de bicicletas para levar encomendas em áreas urbanas. Hoje, há mais pessoas transitando nas ruas do que nunca e um número crescente de ciclistas. Por isso é importante incentivar um espírito de compreensão e respeito entre todos os usuários, estejam eles sobre quatro ou duas rodas", afirmou Tom Thompson, líder do projeto na Ford Mobility.

A Ford é líder do segmento de vans na Europa. Um relatório do Centro de Pesquisa de Economia e Negócios europeu mostrou que, de 2013 e 2018, o número de vans em circulação no continente aumentou mais de 10% nos principais países, chegando a 25,69 milhões de veículos.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.