Topo

Volkswagen ID.3 enfrenta problemas de software que pode atrasar entregas

Volkswagen ID.3 - Volkswagen/Divulgação
Volkswagen ID.3 Imagem: Volkswagen/Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

27/12/2019 13h58

Primeiro compacto 100% elétrico lançado pela Volkswagen, o ID.3 enfrenta problemas sérios de software. A informação é do site alemão Manager Magazin. O carro é o primeiro a utilizar uma nova plataforma de software batizada de vw.OS.

A produção do ID.3 iniciou no último mês, mas, de acordo com a publicação, a fabricante já alugou espaços de estacionamento para os primeiros 10 mil carros para que as falhas na codificação sejam reparadas manualmente por seus engenheiros.

Com outros carros sendo fabricados enquanto isso, calcula-se que os primeiros 20 mil modelos terão a correção feita apenas em março de 2020. Em maio do próximo ano uma correção automática será provida pela montadora.

Se o processo for respeitado, a Volkswagen ainda poderá respeitar o prazo de entrega das primeiras unidades do ID.3, estipulado para a metade do próximo ano.

Entretanto, se o processo atrasar, os problemas podem ser grandes, já que a montadora tem como meta alcançar 100 mil vendas do compacto em 2020. Além do prejuízo após o grande investimento, se o Grupo VW não conseguir colocar veículos elétricos acessíveis nas ruas, pode acabar pagando por exceder o limite de CO2 permitido pela União Europeia.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.