Topo

Documento digital do carro estreia em SP com alertas de recall e multas

Versão digital do CRLV está disponível no mesmo aplicativo que traz a CNH eletrônica; documentos têm mesmo valor legal - Divulgação
Versão digital do CRLV está disponível no mesmo aplicativo que traz a CNH eletrônica; documentos têm mesmo valor legal Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

18/12/2019 16h27

A versão eletrônica do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo), mais conhecido como documento de porte obrigatório do veículo, acaba de estrear no Estado de São Paulo. O documento virtual pode ser acessado por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito, que também traz a CNH eletrônica e tem download gratuito para dispositivos Android e e iOS.

Da mesma forma que a CNH, a modalidade digital do CRLV traz todas as informações disponíveis no documento impresso e igualmente tem a mesma validade jurídica. Ou seja, pode ser apresentado ao fiscal de trânsito no lugar da versão de papel. Vale ressaltar que os dois documentos podem ser acessados offline, ou seja, mesmo sem acesso à internet.

Alerta de recall

Carteira Nacional de Trânsito CRLV digital alerta recall - Divulgação - Divulgação
Aplicativo Carteira Digital de Trânsito traz alerta de multas e também de recalls
Imagem: Divulgação

Além disso, o documento eletrônico do veículo traz alerta de recall pendente. De acordo com o Serpro, a empresa de TI do governo federal, a funcionalidade já está ativa no aplicativo, porém ainda "depende da contratação com as montadoras". "O processo ainda está sendo negociado. Não temos, ainda, nenhum contrato vigente", informa a estatal.

A Carteira Digital de Trânsito também avisa, por exemplo, quando a CNH venceu, bem como notificações de multas de trânsito.

Compartilhamento

É comum o mesmo veículo ser utilizado por mais pessoas, como em empresas, por exemplo. Por conta disso, o CRLV digital pode ser compartilhado por até cinco usuários simultaneamente, desde que tenham a Carteira Digital de Trânsito instalada em seu dispositivo móvel e devidamente configurada.

Convém destacar que o proprietário faz o controle daqueles que podem compartilhar o documento do veículo, por meio do aplicativo. Além disso, quem recebe o CRLV eletrônico não pode compartilhar nem exportar o documento.

Também é possível cadastrar mais de um veículo no aplicativo.

O CRLV digital é seguro?

Segundo o Serpro, o aplicativo que reúne a CNH e o documento de porte obrigatório é acessado por meio de senha de quatro dígitos e também utilizando a impressão digital, desde que o aparelho tenha a funcionalidade de biometria.

A autenticidade da CNH e do CRLV virtuais pode ser verificada pelo agente de trânsito ou qualquer outro cidadão por meio de um QR Code, cuja leitura se dá pelo aplicativo Vio, igualmente gratuito.

Como obter a Carteira Digital de Trânsito?

O Serpro explica que, além de baixar a Carteira Digital de Trânsito e fazer as configurações necessárias, o cidadão tem de ter pago o licenciamento do veículo referente ao exercício de 2019.

Confira o passo a passo:

1. Instale o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, disponível gratuitamente nas lojas Google Play e App Store

2. Cadastre o usuário: abra o aplicativo e selecione a opção "Entrar com gov.br"; na tela seguinte, informe o CPF e selecione "Próxima" (Tela do site Gov.br); na próxima tela, deverá ser informada a senha do usuário. Caso o usuário não possua conta no Gov.br, deverá criar uma conta. Após criá-la, retorne ao aplicativo e clique em "Entrar com gov.br".

Como baixar o CRLV Digital
Após o login, selecione a opção "Veículos". Em seguida, informe o número do Renavam e o número de segurança do CRV (antigo DUT). Depois, selecione "Incluir".

Como baixar a CNH Digital

Após o login, selecione a opção "Habilitação". Em seguida, selecione "Toque aqui para adicionar a sua CNH".

Não estando habilitado, o usuário deve optar por um módulo de autenticação, que pode ser "Validação pelo celular" (Validação facial), "Certificado digital" (Portal de Serviços Denatran), ou "Sem certificado digital" (validação de balcão do respectivo Detran).

Validação facial

Uma vez feita a opção pela validação facial, o usuário deverá:
- Informar o CEP à época da emissão da CNH física
- Efetuar a leitura do QR Code
- Realizar a validação facial, atendendo às solicitações do aplicativo
- Ao final da validação facial, informar o número do telefone

Se você já era usuário do antigo aplicativo CNH Digital, basta atualizá-lo que você já terá a Carteira Digital de Trânsito, com a CNH disponibilizada automaticamente.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.