Topo

Copa do Mundo de 2022 terá Kombi autônoma como meio de transporte

Volkswagen I.D. Buzz - Divulgação
Volkswagen I.D. Buzz Imagem: Divulgação

Do UOL

Em São Paulo (SP)

17/12/2019 11h49

A cidade de Doha, no Qatar - sede da próxima Copa do Mundo de 2022 - contará com uma adição bastante tecnológica e futurista para facilitar o transporte de pessoas. No local, a Volkswagen planeja desenvolver um sistema de transporte público autônomo.

A marca alemã e a Qatar Investment Authority (QIA) trabalharão juntas na implementação da novidade e na infraestrutura necessária para integrar vários veículos autônomos na já existente rede de transporte público da cidade.

O veículo responsável pelo transporte será o elétrico Volkswagen I.D. Buzz, tido como a "Kombi do futuro". Um total de 35 unidades serão construídas para serem levadas ao Catar. O veículo tem capacidade de transportar quatro pessoas ao todo.

O sistema de transporte ainda contará com outra adição de peso. Pertencente ao grupo da Volkswagen, a Scania irá desenvolver dez ônibus também com tecnologia autônoma para transportar um maior número de pessoas.

Os testes fechados dos dois veículos devem iniciar já em 2020, com testes públicos programados para 2021. Se o cronograma for mantido, a operação deve iniciar na cidade de Doha em novembro de 2022. A Copa do Mundo está marcada para ter início no dia 21 de novembro.

"As tecnologias de transporte sem emissão de carbono habilitadas para serem autônomas ajudarão a promover a mobilidade urbana, diminuindo o congestionamento e melhorando a eficiência energética", disse o executivo-chefe da QIA, Mansoor Al Mahmoud.

"O desenvolvimento de uma solução de transporte inteligente ajudará a transformar o futuro da mobilidade urbana, tanto em casa quanto ao redor do mundo", encerrou.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.